Mulheres negras, escolaridade, sexismo e subordinação: identidades ex-postas na sala de aula
DOI :
https://doi.org/10.30620/p.i..v2i2.1557Résumé
Resumo
Neste artigo, retomo dois trechos da minha tese de doutorado 1 que tratam de construção de identidades, numa reflexão que enfoca a condição da mulher na sala de aula, seja ela estudante ou professora, numa perspectiva (auto) etnográfica a partir de leitura de alguns teóricos que abordam questões de sexismo e subordinação. Assim, a partir de uma descrição de algumas cenas do cotidiano de mulheres negras, conjunto no qual me incluo, procuro refletir sobre o sexismo e as condições de subordinação e dominação presentes, principalmente, nas práticas cotidianas onde nós estamos inseridas.
Palavras-chave
Língua estrangeira . Português língua estrangeira. Léxico. Cultura .Lexicultura.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.