Grito de Lu Xun e o “modernismo” chinês – um exercício de literatura comparada entre Brasil e China por volta de 1922

Lu Xun’s cry and chinese “modernism” – an exercise in comparative literature between Brazil and China around 1922

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v14n1.p91

Palavras-chave:

Literatura comparada. Sistemas literários. Globalização. Lu Xun.

Resumo

O presente texto Intenta estabelecer uma relação entre as literaturas de Brasil e China no Início da década de 1920, argumentando que a China possui um conjunto de características relacionáveis às do modernismo brasileiro. Apesar de suas diferenças específicas, Brasil e China no período em questão eram parte da periferia do sistema literário mundial. Baseado num estudo de caso da obra Grito, de Lu Xun, sugere-se que, como na literatura brasileira, a China também estava aberta a Influências Internacionais, mesmo que através de uma linhagem e Intermediação diferentes. Segundo, propõe-se que a “questão nacional” e o regionalismo exerceram um papel formador em ambas as literaturas, conforme suas peculiaridades. Por fim, Indica-se que certas Instituições modernas estavam no centro do debate e criação literários de Brasil e China, por exemplo as revistas literárias e a reforma/popularização idioma.

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Biografia do Autor

Giorgio Sinedino, Universidade de Macau

Universidade de Macau, Professor Assistente. Doutorado pela Academia de Filosofia e Religião, China Renmin University.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

SINEDINO, G. Grito de Lu Xun e o “modernismo” chinês – um exercício de literatura comparada entre Brasil e China por volta de 1922: Lu Xun’s cry and chinese “modernism” – an exercise in comparative literature between Brazil and China around 1922. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 14, n. 1, p. 91–113, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v14n1.p91. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v14n1p91. Acesso em: 19 nov. 2024.