Conectando universidades, comunicando sociedades
Panorama comparativo de rádios universitárias na China e no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v14n1.p153Palavras-chave:
Comunicação social. Comparativos. Universidade-sociedade.Resumo
O texto introduz as rádios universitárias como plataformas cruciais que unem os mundos acadêmico, cultural e social. Ao comparar as experiências de rádios universitárias online na China e no Brasil, encontra-se uma fascinante diversidade de realidades que refletem a riqueza dos contextos culturais, educacionais e sociais desses países. Embora os caminhos sejam diferentes, encontram-se oportunidades valiosas de aprendizado mútuo e de fortalecimento dos laços entre as nações, pois entende-se que as rádios têm um papel único em promover o diálogo intercultural, o pensamento crítico e a participação cidadã, tornando-se espaços para uma comunicação mais inclusiva, uma educação transformadora e uma sociedade mais justa. O objetivo do artigo é propor indicadores que ajudem as rádios universitárias a atuarem de forma comum e a construírem redes. O texto traça um panorama das dinâmicas nessas rádios na China e no Brasil, revelando semelhanças, diferenças e oportunidades de aprendizado. Ao final, o texto espera celebrar as vozes que ecoam dos campi, unindo, inspirando e transformando por meio dessa pluralidade, que é a força motriz de uma comunicação e de uma sociedade mais justas.
Downloads
Referências
BARBERO, M. J. Desafios culturais da Comunicação à Educação. Revista Comunicação & Educação, 18, 51-61. 2000.
CARRION, R. K. M. A Construção do Socialismo na China e as Reformas Econômicas Pós-Revolução Cultural. 2004.
DONG, L. “O Sistema Político da China: Operação e Reforma”. In: BELLUCCI, Beluce (Org.). Abrindo os Olhos para a China. Rio de Janeiro: EDUCAM. 2004, p. 25-74.
FREIRE, M.; LOPEZ, D. C.; MARTÍN-PENA, D. Elementos para debater o conceito de audiência para rádios universitárias. Anais do 43o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1 a 10 dez. 2020, Salvador. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-2396-2.pdf. Acesso em: 07 junho 2021.
KISCHINHEVSKY, M.; LOPEZ, D.C.; BENZECRY, L. Rádios universitárias e o necessário enfrentamento ao negacionismo. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana – MG, v. 12, n. 01, p. 02-07, jan./abr. 2021.
LOPES. P. F. de C.; SOUZA R. de A. Revista Revista Mídia e Cotidiano. PPGMC. As rádios universitárias como espaços de fortalecimento de uma política pública em radiodifusão. 2020.
MARTÍN-PENA, D.; PIÑERO, T. Identidad de la radio universitaria en España. In: GARCÍA, María; MARTÍN-PENA, Daniel (org.). Identidad y cultura. Creación de conocimiento. Sevilla: Editorial Egregius. 2020.
MATOS, F. de O. Cultura, Cidadania e Políticas Públicas 3. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/sganz/Downloads/perspectivas-para-a-vida-adulta-de-estudantes-com-deficiencia-uma-discussao-necessaria-no-cotidiano-da-escola-contemporanea%20(1).pdf. Acesso em: 28 jul. 2024.
PEQUIM. Universidade de Pequim. Rádio WEB Universitária de Pequim. Disponível em: https://www.pku.edu.cn. Acesso em: 01 ago. 2024.
SOARES, I. O. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre comunicação e educação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 15-26, jul./dez., 2014. Disponível em: https://www. revistas.usp.br/comueduc/article/view/72037. Acesso em: 27 jul. 2024.
UNEB. Universidade do Estado da Bahia. Alagoinhas. Rádio WEB Pós Crítica. Disponível em: https://radioposcritica.uneb.br. Acesso em: 03 ago. 2024.
UNEB. Universidade do Estado da Bahia. Rádio WEB UNEB. Disponível em: https://webradio.uneb.br/a-radio. Acesso em: 02 ago. 2024.
VÁZQUEZ, M. La radio universitaria en México y España. Estudio de la participación y formación de los jóvenes. Tesis doctoral. Universitat Pompeu Fabra, Departament de Comunicació, 2012. Disponível em: http://www.tdx.cat/handle/10803/84113. Acesso em: 26 jul. 2024.
WUHAN. Universidade de Whuan. Rádio WEB Universidade de Wuhan. Disponível em: https://en.whu.edu.cn. Acesso em: 31 jul. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Pontos de Interrogação o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.