Os Fios da Memória nos Teares da Imaginação de Ana Maria Machado: O Narrador em “Do Outro Mundo”
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%25pPalavras-chave:
Literatura infantil. Ana Maria Machado. Narrador. Memória. Imaginação.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo o estudo da memória na obra de Ana Maria com ênfase na novela “Do outro mundo”, produção infanto-juvenil, pelo intercurso do narrador, procurando articular a memória das experiências vividas pela autora e a (re)construção, pela escrita, das sensações/impressões do vivido, atualizadas pelo sujeito que narra; plano em que se interpenetram o autor e o narrador. Ana Maria torna possível o diálogo entre o que poderia ter sido, resgatado pela memória e interpretado pelo sujeito que escreve, e o que é (re)construído pelo narrador que no presente relata. Procurei focar a não linearidade da trama, cujos enlaces espaço/temporais se abrem à multiplicidade, articulando passado (memória da infância), presente (re-criado) e futuro (imaginado), em arranjos que caminham pela sobreposição de planos narrativos. Nesse percurso em que o pretérito é (re)criado no presente narrativo, via autor que o atualiza na voz do narrador, procurou-se sustentação na teoria sobre o escritor criativo de Freud (1908), na teoria sobre o fictício e o imaginário de Iser (1976-1979), na teoria da narrativa de Tacca (1978) e na teoria e história sobre a literatura infantil e juvenil de Coelho (1983-2000), que foram de grande valia para esta pesquisa. Não se teve a pretensão de esgotar a reflexão sobre experiência vivida e ficção na obra de Ana Maria Machado, mas a expectativa de compor uma base teórica que pudesse contribuir para futuros estudos sobre o texto literário destinado às crianças, propiciar elementos que possibilitassem o cotejo literário com outros campos de conhecimento e ratificar a importância dessa escritora para a literatura brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-01
Como Citar
BASTOS, L. de C. Os Fios da Memória nos Teares da Imaginação de Ana Maria Machado: O Narrador em “Do Outro Mundo”. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, 2013. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/901. Acesso em: 17 nov. 2024.
Edição
Seção
Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.