Entre Viagens, Leituras e Leitores: A Itinerância da Biblioteca Anísio Teixeira
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%25pPalavras-chave:
Constituição leitora. Práticas culturais de leitura. Abordagem autobiográfica. Biblioteca Móvel Anísio Teixeira.Resumo
Os encontros de leitura realizados na antiga escola rural multisseriada Janir Aguiar e na Casa Anísio Teixeira, em Caetité, com 25 colaboradores da pesquisa serviram para pensar as narrativas de leitura, tanto as pessoais, quanto as sociais e o processo de constituição leitora em contato com ambientes urbanos e rurais. Teoricamente a pesquisa ancorou-se em autores do campo da formação e da leitura, dialogando com estudos desenvolvidos por Nóvoa (1988), Pineau (1999), Poirier et al. (1999), Josso (2004), Souza (2006), Chartier (2001), Lacerda (2003), Paulino (2004), Cordeiro (2006), Abreu et al. (2007). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida, a partir da abordagem (auto) biográfica, enquanto método de pesquisa e, para a coleta dos dados, foram utilizados os diários e as narrativas de leitura. A análise das fontes foi confrontada com as fichas de empréstimo de livros (BMAT) e com alguns trabalhos realizados com os colaboradores da pesquisa. O estudo, portanto, buscou dar visibilidade as práticas de leituras da Biblioteca Móvel Anísio Teixeira, confirmando sua singularidade, como a linguagem poética, as brincadeiras e as
narrativas da oralidade em que apontam as leituras culturais, não somente pela utilidade, mas também pelo entretenimento e lazer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.