PROCEDIMENTOS DE BIORREMEDIAÇÃO APLICADOS NA LIMPEZA DE SUBSTRATO DE MANGUEZAL IMPACTADOS POR PETRÓLEO
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25pPalavras-chave:
Biorremediação, Bioestimulação, BTS, Manguezais, Derramento de óleoResumo
A biorremediação é uma técnica aplicada para amenizar diversos impactos ambientais, através da introdução de microorganismos no ambiente, ou criando condições ótimas para os mesmos se desenvolverem. O estudo objetivou monitorar os parâmetros físico-químicos em águas do estuário do rio São Paulo, Baía de Todos os Santos (BTS) presente em aquários de simulação. Objetivou ainda avaliar a utilização de fertilizantes agrícolas, NPK e OSMOCOTE, como bioestimulantes em procedimentos de biorremediação in situ de substratos de manguezais afetados por petróleo. A metodologia baseou-se no monitoramento do processo de biorremediação em aquários com água do rio São Paulo e sedimento contaminado por óleo. O ensaio foi realizado em novembro de 2007. Os parâmetros físico-químicos (temperatura, salinidade, pH, oxigênio dissolvido) foram mensurados com equipamentos portáteis e os valores encontrados foram compatíveis com a literatura consultada. O óleo presente no sedimento foi extraído em soxlet, analisados por cromatografia gasosa e os resultados evidenciam um óleo em estágio avançado de biodegradação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-07
Como Citar
CARNEIRO SANTANA, R.; CORDEIRO DE OLIVEIRA, O. M.; ALBERTO TRIGUIS, J.; SOUZA QUEIROZ, A. F. de; MOREIRA CRUZ, M. J. PROCEDIMENTOS DE BIORREMEDIAÇÃO APLICADOS NA LIMPEZA DE SUBSTRATO DE MANGUEZAL IMPACTADOS POR PETRÓLEO. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.