PROCEDIMENTOS DE BIORREMEDIAÇÃO APLICADOS NA LIMPEZA DE SUBSTRATO DE MANGUEZAL IMPACTADOS POR PETRÓLEO

Autores

  • Robson Carneiro Santana
  • Olívia Maria Cordeiro de OlIveira
  • Jorge Alberto Triguis
  • Antonio Fernando de Souza Queiroz
  • Manoel Jerônimo Moreira Cruz

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25p

Palavras-chave:

Biorremediação, Bioestimulação, BTS, Manguezais, Derramento de óleo

Resumo

A biorremediação é uma técnica aplicada para amenizar diversos impactos ambientais, através da introdução de microorganismos no ambiente, ou criando condições ótimas para os mesmos se desenvolverem. O estudo objetivou monitorar os parâmetros físico-químicos em águas do estuário do rio São Paulo, Baía de Todos os Santos (BTS) presente em aquários de simulação. Objetivou ainda avaliar a utilização de fertilizantes agrícolas, NPK e OSMOCOTE, como bioestimulantes em procedimentos de biorremediação in situ de substratos de manguezais afetados por petróleo. A metodologia baseou-se no monitoramento do processo de biorremediação em aquários com água do rio São Paulo e sedimento contaminado por óleo. O ensaio foi realizado em novembro de 2007. Os parâmetros físico-químicos (temperatura, salinidade, pH, oxigênio dissolvido) foram mensurados com equipamentos portáteis e os valores encontrados foram compatíveis com a literatura consultada. O óleo presente no sedimento foi extraído em soxlet, analisados por cromatografia gasosa e os resultados evidenciam um óleo em estágio avançado de biodegradação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Carneiro Santana

Oceanógrafo. Mestrando em Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos (UFBA). Laboratório de Estudos do Petróleo - LEPETRO (NEA/ UFBA) - Instituto de Geociências (UFBA).

Olívia Maria Cordeiro de OlIveira

Doutora em Geoquímica Ambiental. Departamento de Geologia e Geofísica Aplicada - Instituto de Geociências (UFBA).

Jorge Alberto Triguis

Professor/Pesquisador Visitante do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO/UFBA).

Antonio Fernando de Souza Queiroz

Doutor em Geoquímica de Manguezais. Departamento de Geoquímica - Instituto de Geociências (UFBA).

Manoel Jerônimo Moreira Cruz

Doutor (Pós-Doutor) em Geologia. Departamento de Geoquímica - Instituto de Geociências (UFBA)

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

CARNEIRO SANTANA, R.; CORDEIRO DE OLIVEIRA, O. M.; ALBERTO TRIGUIS, J.; SOUZA QUEIROZ, A. F. de; MOREIRA CRUZ, M. J. PROCEDIMENTOS DE BIORREMEDIAÇÃO APLICADOS NA LIMPEZA DE SUBSTRATO DE MANGUEZAL IMPACTADOS POR PETRÓLEO. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9. Acesso em: 18 abr. 2024.