LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica: Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%25pPalavras-chave:
Jogos eletrônicos. Simulação. Educação. Software livre. Narrativas. LinCity-NG.Resumo
Este artigo descreve resultados de uma pesquisa que investiga as características e as possibilidades educativas dos jogos eletrônicos através da criação de situações vividas no ambiente escolar onde crianças jogam, interagem e constroem narrativas. O texto analisa algumas observações de campo feitas com o LinCity-NG, um jogo de simulação jogado em ambiente Linux, numa disciplina de Inglês, em uma sexta série do ensino fundamental de uma escola pública de Florianópolis. O estudo mostrou que, mesmo com as dificuldades dos alunos com o idioma do jogo e com sua complexidade e jogabilidade, a prática pode ser proveitosa, seja pelo alcance dos objetivos da disciplina seja por possibilitar mais contato com os computadores, comportamento colaborativo e motivação para a aprendizagem. Concluímos, porém, que é fundamental a participação ativa do professor, que necessita não só estudar e refletir sobre o jogo, mas também aprender a jogá-lo para que possa auxiliar seus alunos a tirar mais proveito dos jogos eletrônicos em sua prática pedagógica.Downloads
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Publicado
2018-08-22
Como Citar
CRUZ, D. M.; ALBUQUERQUE, R. M.; AZEVEDO, V. A. LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica: Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/878. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
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