Cognição e Percepção nos Alternate Reality Games

Autores

  • Thaiane Moreira Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%25p

Palavras-chave:

Alternate reality game. Configurações cognitivas. Hiperestímulos midiáticos.

Resumo

A proposta deste trabalho é propor uma revisão teórica sobre Alternate Reality Game a partir da concepção neurológica da modernidade, tendo como foco abordar a questão da vivência deste gênero de jogo como característica da geração da contemporaneidade, cujo consumo da experiência prevalece explorado pela publicidade. Este trabalho parte da hipótese de que a experiência de se jogar um ARG, através de seus elementos imerso-pervasivos, propicia ao sistema neural dos indivíduos uma sobrecarga, devido aos hiperestímulos midiáticos narrativos e lúdicos presentes neste gênero de game. Dessa maneira, os jogadores buscam o ludus como objeto de imersão para os seus corpos hiperestimulados.

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Biografia do Autor

Thaiane Moreira Oliveira

Bolsista Capes e Mestranda do Programa de Pós-graduação em
Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ).

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Publicado

2018-08-22

Como Citar

OLIVEIRA, T. M. Cognição e Percepção nos Alternate Reality Games. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/870. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático