Jogos em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbana e Sociabilidade

Autores

  • Luiz Adolfo Andrade

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%25p

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos. Terceiro lugar. Culturas urbanas. Comunicação. Sociabilidade.

Resumo

O presente estudo busca compreender os modos pelos quais a comunicação pode se relacionar com a cultura urbana através das novas tecnologias, acentuando o potencial de sociabilidade oferecido pelos terceiros lugares. Os terceiros lugares são locais públicos e de acesso irrestrito, associados constantemente à comunicação, sociabilidade e qualidade de vida. A hipótese sustenta que as novas tecnologias de comunicação podem infiltrar conteúdo visual e informacional nestes lugares, revelando uma tipologia de espaço chamada neste artigo de informacional. Esta dimensão tende a atuar como mediadora de práticas comunicativas originais, conectando objetos, lugares, usuários em mobilidade e estáticos, além de produzir espacialização, aumentando consideravelmente o potencial de comunicação e sociabilidade oferecido por determinado lugar. A análise é feita a partir da experiência disponível em jogos do tipo alternate reality game (ARG), considerando as dinâmicas percebidas em suas partidas live action.

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Biografia do Autor

Luiz Adolfo Andrade

Jornalista e game designer. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC).

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Publicado

2018-08-22

Como Citar

ANDRADE, L. A. Jogos em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbana e Sociabilidade. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/869. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático