KARL MARX: Educação Tecnológica/Politécnica e a atualidade das suas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.170-185

Palavras-chave:

Concepção de educação, Educação profissional e tecnológica, Trabalho e educação

Resumo

O objetivo principal deste artigo é analisar e discutir a concepção de educação tecnológica/politécnica formulada no século XIX por Karl Marx, considerando sua historicidade. Foi realizada pesquisa documental para identificar os principais textos que tratavam de suas propostas educacionais e consideradas as contribuições de renomados comentadores de suas obras. Não se pretende esgotar as discussões sobre essas propostas, mas levantar aspectos fundamentais delas para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na atualidade. A partir do estudo empreendido e das análises efetuadas considerando o contexto histórico de sua formulação, verificam-se propostas educacionais voltadas para uma formação mais ampla, humana, omnilateral, que contempla a articulação entre teoria e prática, trabalho técnico intelectual e trabalho técnico manual, uma formação não voltada apenas para as especificidades e particularidades das funções ocupacionais nas indústrias ou empresas, sob os interesses do capital: algo tão importante e ainda atual mesmo no século XXI, onde verificamos, por exemplo, a implantação da Reforma do Ensino Médio indo de encontro à perspectiva da omnilateralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anthone Mateus Magalhães Afonso, Instituto Federal Fluminense

Instituto Federal Fluminense. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IF Fluminense. Doutor em Educação. Mestre em Engenharia Mecânica - Controle e Automação, Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação e em Administração de Sistemas de Informação e Graduação em Informática. Líder do Núcleo de Pesquisas em Telecomunicações (NPT) do IF Fluminense. ORCID: 0000-0002-3897-1561. E-mail: anthone.mateus@gmail.com

Wania Regina Coutinho Gonzalez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Líder do Núcleo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Universidade Estácio de Sá. ORCID: 0000-0002-4803-909X. E-mail: waniagonzalez@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-05-06

Como Citar

AFONSO, A. M. M.; GONZALEZ, W. R. C. KARL MARX: Educação Tecnológica/Politécnica e a atualidade das suas reflexões. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 3, p. 149–169, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.170-185. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7787. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios