ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal

Autores

  • Erlando da Silva Reses Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0002-1825-0097
  • Walace Roza Pinel Rede pública do Distrito Federal
  • Lenilda Damasceno Perpetuo Educação da Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.189-202

Palavras-chave:

Educação, Ciganidade, Direitos Humanos, Conflitos Étnicos.

Resumo

O presente artigo é fruto de uma investigação social, iniciada no mestrado e continuada por meio do Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UnB), o qual procura trazer à tona a realidade em que vivem os Ciganos Calon em Sobradinho/DF, no seu processo de educação e luta pela posse da terra. Comunidade que passa por um processo de mudanças culturais e transita de uma situação de nomadismo para uma de sedentarismo. Devido a sua cultura de vida livre, encontram inúmeras dificuldades de adaptação ao modelo de sociedade proposta. Sendo assim, a moradia fixa e a posse da terra ainda se tratam de espaços antagônicos aos seus modos históricos de vida. Desse modo, esta pesquisa aborda o percurso histórico-cultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a luta, buscando identificar uma política intercultural de educação amparada pelos Direitos Humanos, a qual permita a efetiva inclusão social e educacional dos povos ciganos no Distrito Federal. De caráter qualitativo, temos como base teórica o materialismo histórico dialético, o qual investiga as representações sociais acerca do povo cigano e como essas representações, por sua vez, influenciam nos seus conflitos étnicos e territoriais.

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Biografia do Autor

Erlando da Silva Reses, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia Professor Associado pela FE/PPGE/UnB. Professor dos programas de Mestrado e Doutorado em Educação da UnB. ORCID: 0000-0002-1825-0097. E-mail: erlandoreses@gmail.com

Walace Roza Pinel, Rede pública do Distrito Federal

Doutorando e Mestre em Educação pela FE/PPGE/UnB. Professor da rede pública do Distrito Federal. ORCID: 0000-0002-1825-0097. E-mail: walaceroza@gmail.com

Lenilda Damasceno Perpetuo, Educação da Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Docência do Ensino Superior – FENOM/Instituto Prominas, Especialista em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos EJA - Faculdade de Educação da UnB. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA. Professora da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal. Alfabetizadora popular, pesquisadora em acampamentos ciganos Calon. ORCID: 0000-0002-1825-0097. E-mail: lenildatuka@gmail.com

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Publicado

2020-06-28

Como Citar

RESES, E. da S.; PINEL, W. R.; PERPETUO, L. D. ENTRE TENDAS E ESCOLAS: desafios para a educação formal do povo cigano no Distrito Federal. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 1, p. 189–202, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.189-202. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6123. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios