“PONHA OS OLHOS EM MIM”: sobre direitos humanos e memórias de luta das mulheres escravizadas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.92-115Palavras-chave:
Esperança Garcia, Gertrude Maria, Agência Política, EscravizaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a partir das performances de Esperança Garcia e Gertrudes Maria, a construção de aprendizagens outras de luta, resistência e conquista de direitos para a população negra brasileira. Nessa perspectiva consideramos como objeto de análise os materiais de memória coletiva como a carta escrita em 6 de setembro de 1770, endereçada ao Governador da Província do Piauí Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, relatando toda violência física e simbólica sofrida juntamente com seus filhos e suas companheiras. Do mesmo modo, consideramos a apelação Cível à penhora de Gertrudes entre os anos de 1828 a 1842. São duas histórias que compõem um quadro de resistência frente às formas de violação sofrida. Essas agências nos ajudam a entender o protagonismo de sujeitas escravizadas e a construir uma outra memória sobre a sua participação na sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.