A INFORMAÇÃO QUE CIRCULA SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25pPalavras-chave:
Sociedade da informação e do conhecimento, Informação, Ações afirmativas, Política de cotas para negros, Ensino superiorResumo
No contexto da sociedade da informação e do conhecimento, a exclusão ainda está presente em quase todos os países e, no Brasil, onde as questões raciais estão disfarçadas no mito da democracia racial, é mais difícil perceber o fosso existente entre diferentes segmentos da sociedade em que a população branca de maior poder aquisitivo tem acesso ao ensino superior, e a população negra de baixa renda é excluída. A educação é convocada para ocupar seu lugar na formação de cidadãos(ãs), visto que uma grande parte da população está fora dos espaços educativos, desde a educação básica até a superior. Objetiva-se, com a pesquisa, examinar como circula a informação sobre a política de cotas para negros, na opinião de docentes e discentes da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia está ancorada na análise discursiva, que possibilita compreender o discurso de inclusão social/racial, a partir das informações dos respondentes do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Os dados aqui apresentados constituem um fragmento do corpus da pesquisa “Informação e Diversidade: a imagem do afrodescendente no discurso de inclusão social/racial” - PIBIC/CNPq/UFPB. Serviu de instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicado a docentes e discentes dos cursos de Contabilidade, Administração, Economia e Biblioteconomia. Concluímos que os argumentos apresentados pela maioria dos respondentes evidenciam o desacordo quanto à implementação da política de cotas para negros na universidade, revelando uma desinformação em relação às políticas de ações afirmativas que beneficiam e reparam a exclusão histórica de afrodescendentes no ensino superior.Downloads
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Publicado
2020-08-07
Como Citar
FRANÇA DE LIMA, I.; MORAIS SANTIAGO, S. M. de; AQUINO, M. de A. A INFORMAÇÃO QUE CIRCULA SOBRE A POLÍTICA DE COTAS NO ENSINO SUPERIOR. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5. Acesso em: 25 dez. 2024.
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Dossiê Temático
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