EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DA BAHIA: contexto histórico e expansão da oferta

  • Antônio de Macedo Mota Junior Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Henderson Carvalho Torres
Palavras-chave: Educação Superior, Estado da Bahia, História das Universidades, Universidades Baianas.

Resumo

O trabalho aborda o contexto histórico da educação superior no Estado da Bahia, no que diz respeito a sua origem e expansão. Este estudo exploratório-descritivo, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental para caracterizar o surgimento e a expansão da oferta de ensino superior e das universidades no Brasil, contextualizando a origem dessas instituições na Europa e nas Américas, bem como o surgimento e a expansão de universidades e outras instituições de ensino superior no Estado da Bahia. Os resultados evidenciam uma inserção extremamente tardia das universidades no país, apesar do histórico de ensino superior datado do Brasil Colônia, em um cenário de resistências à criação dessas instituições até o ano de 1920, com a criação da Universidade do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciam também um atraso histórico na oferta federal no Estado da Bahia, que se limitou a capital, entre os anos de 1946 a 2002, com a presença da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, demonstram a iniciativa estratégica de interiorização com criação do sistema estadual baiano de educação superior, formado por quatro universidades estaduais, a partir da década de 1970 (com surgimento da Universidade Estadual de Feira de Santana, a primeira). Demonstram ainda que, nos últimos anos, houve significativa expansão da oferta pela iniciativa privada no país, a partir do período de ditadura militar, sendo bem mais lenta no setor público, que apesar disso, implantou novas universidades federais no interior do Estado baiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio de Macedo Mota Junior, Universidade Estadual de Feira de Santana
Mestre em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Analista Universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Henderson Carvalho Torres
Mestre em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia
Publicado
2020-06-28
Métricas
  • Visualizações do Artigo 737
  • PDF downloads: 1481
Como Citar
Mota Junior, A. de M., & Torres, H. C. (2020). EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DA BAHIA: contexto histórico e expansão da oferta. Plurais Revista Multidisciplinar, 2(2), 83-106. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.83-106