MEMÓRIAS DIGITAIS: histórias escolares revisitadas nas redes sociais virtuais
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.91-101Palavras-chave:
Escritas nas redes sociais virtuais. Comunidades do Orkut. Memórias escolares. História da Educação.Resumo
Enveredar pelas comunidades escolares virtuais, numa possível reaproximação da minha tese de doutoramento, é a vocação deste artigo. De que maneira as memórias dos ex-alunos se inscrevem nas redes sociais da web? Os scraps produzem um imaginário e exprimem relações com os sujeitos ou grupos do tempo escolar, trilhando pelos caminhos das memórias das vidas dos usuários; será que podemos considerá-lo um texto autobiográfico? O mundo das novas tecnologias otimizou novos espaços de sociabilidade, de informação; as memórias nas comunidades escolares do Orkut, mais especificamente, do Colégio Militar do Rio de Janeiro, assim como do Colégio Marista São José do Rio de Janeiro mantêm um espírito romântico aceso, mesmo no imperativo das conexões virtuais. Nos diários on-line, os sujeitos também escrevem as suas experiências escolares. Por que os usuários escrevem as suas histórias nessas redes virtuais? É possível pensar que, em frente à tela do computador, os usuários encurtam distâncias de um tempo escolar; diminuindo as saudades, as lembranças escolares se multiplicam, anunciando uma nova prática de escrita, insinuando-se por novos “refúgios do eu”. A performance discursiva dos posts constrói as memórias dos sujeitos nessa rede social virtual. Valho-me dos estudiosos Alberca (2000), Bakhtin (1999), Chartier (2002), Sibilia (2008) para me ajudar a pensar que os sujeitos também se constroem nos diversos suportes das escritas pessoais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.