A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: formação, saberes e experiências
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.68-78Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica. Docência. Saberes docentes. Formação ContinuadaResumo
Este trabalho resulta de pesquisa desenvolvida no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade – PPED/UNEB, e busca discutir a docência, as concepções formativas, os saberes docentes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e o papel da experiência como fenômeno na constituição de tais saberes. A partir de levantamento bibliográfico, trazemos para a discussão autores como Nóvoa (2000), Pimenta (2005), Larrosa (2002) Kuenzer (2008), entre outros e indagamos: Qual á importância da formação continuada no exercício da docência? Quais os saberes docentes necessários à prática pedagógica dos professores da EPT numa perspectiva contemporânea? Como os saberes docentes se constituem e se integram com a prática pedagógica? A partir de estudos, argumentamos que experiência não é repetição de ações mecânicas realizadas ao longo dos anos pelo sujeito, ao contrário, ele é uma pessoa que pensa e reflete sobre seus atos; está acessível a novas aprendizagens; situa-se no espaço como um sujeito que está em movimento de intensa construção e reconstrução das experiências; imprime suas marcas; deixa vestígios; produz afetos. Argumentamos ainda, que a docência é uma profissão de relações humanas e a qualidade da educação, perpassa, obrigatoriamente, pela formação de seus professores, a qual é imprescindível no exercício do magistério e vem para corrigir deficiências oriundas da própria formação, promover atualizações, provocar mudanças, favorecer o aprimoramento profissional e refletir sobre a prática docente, esta, que além de executar e cumprir, é uma atividade de pessoas, com pessoas e se desenvolve com variados sujeitos e mobiliza inúmeras habilidades e competências inerentes ao magistério.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-08-29
Como Citar
OLIVEIRA, R. S. de. A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: formação, saberes e experiências. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, p. 68–78, 2017. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.68-78. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3059. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Estudos/Ensaios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.