A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: formação, saberes e experiências

Autores

  • Rosilene Souza de Oliveira IF Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.68-78

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Docência. Saberes docentes. Formação Continuada

Resumo

Este trabalho resulta de pesquisa desenvolvida no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade – PPED/UNEB, e busca discutir a docência, as concepções formativas, os saberes docentes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e o papel da experiência como fenômeno na constituição de tais saberes. A partir de levantamento bibliográfico, trazemos para a discussão autores como Nóvoa (2000), Pimenta (2005), Larrosa (2002) Kuenzer (2008), entre outros e indagamos: Qual á importância da formação continuada no exercício da docência? Quais os saberes docentes necessários à prática pedagógica dos professores da EPT numa perspectiva contemporânea? Como os saberes docentes se constituem e se integram com a prática pedagógica? A partir de estudos, argumentamos que experiência não é repetição de ações mecânicas realizadas ao longo dos anos pelo sujeito, ao contrário, ele é uma pessoa que pensa e reflete sobre seus atos; está acessível a novas aprendizagens; situa-se no espaço como um sujeito que está em movimento de intensa construção e reconstrução das experiências; imprime suas marcas; deixa vestígios; produz afetos. Argumentamos ainda, que a docência é uma profissão de relações humanas e a qualidade da educação, perpassa, obrigatoriamente, pela formação de seus professores, a qual é imprescindível no exercício do magistério e vem para corrigir deficiências oriundas da própria formação, promover atualizações, provocar mudanças, favorecer o aprimoramento profissional e refletir sobre a prática docente, esta, que além de executar e cumprir, é uma atividade de pessoas, com pessoas e se desenvolve com variados sujeitos e mobiliza inúmeras habilidades e competências inerentes ao magistério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Souza de Oliveira, IF Sertão Pernambucano

Mestre em Educação e Diversidade – MPED UNEB (2016). Técnica em Assuntos Educacionais do IF Sertão Pernambucano. Grupo de Pesquisa GEFEP UNEB-CNPq.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

OLIVEIRA, R. S. de. A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: formação, saberes e experiências. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, p. 68–78, 2017. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.68-78. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3059. Acesso em: 24 abr. 2024.