Ensino de espanhol para crianças: uma proposta intervencionista na cidade de Jaguarão/RS

Autores

  • Vanessa David Acosta Universidade Federal do Pampa
  • Cristina Pureza Duarte Boéssio Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%25p

Resumo

Este artigo tem o objetivo de descrever a proposta intervencionista vinculada ao Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Jaguarão, a ser realizada com uma turma de 12 alunos, do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. Fernando Corrêa Ribas, na cidade de Jaguarão/RS. A escola está situada em um bairro da periferia da cidade chamado Vencato, e, por estar próxima à Ponte Internacional Barão de Mauá, que liga o Brasil ao Uruguai, recebe alunos uruguaios para estudar, alguns deles residentes no Brasil. O objetivo da intervenção é que os alunos vivenciem experiências de aprendizagens significativas em língua espanhola, idioma do país vizinho – o Uruguai.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa David Acosta, Universidade Federal do Pampa

Mestranda Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão-RS. Licenciada em Letras Português/Espanhol pela mesma universidade

Cristina Pureza Duarte Boéssio, Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

Graduada em Licenciatura em Artes Visuais (Universidade Federal de Pelotas, 1999) e em Licenciatura em Letras - Habilitação Língua Espanhola (Universidade Católica de Pelotas, 2004). Especialista em Língua Espanhola (Universidade Católica de Pelotas, 2004). Mestre em Linguística Aplicada (Universidade Católica de Pelotas, 2002). Doutora em Educação (PPGE/FaE/UFPel, 2010). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA/Jaguarão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: espanhol, português, proximidade, flexão do infinitivo e transferências. Seu estudo atual centra-se na investigação do Ensino de Espanhol para crianças.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

ACOSTA, V. D.; DUARTE BOÉSSIO, C. P. Ensino de espanhol para crianças: uma proposta intervencionista na cidade de Jaguarão/RS. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2304. Acesso em: 2 nov. 2024.