MESTRADO PROFISSIONAL: cenários e singularidades em intervenções na educação

Autores

  • Ana Lúcia Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Maria Roseli Sá Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%25p

Palavras-chave:

Mestrado Profissional em Educação. Educação Básica. Pesquisa em rede. Singularidades.

Resumo

O texto em tela apresenta, de modo panorâmico, o Mestrado Profissional em Educação – MPE no cenário da educação brasileira e suas singularidades na formação de profissionais da Educação no que tange a Universidade no contexto da Educação Básica, aproximando as preocupações da academia às das redes educativas. As questões sobre as especificidades e as singularidades dos Mestrados Profissionais em Educação são discutidas a partir de ações formativas desenvolvidas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia – PPED/Uneb e em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da Universidade Federal da Bahia – Ufba, parceiros que tecem em rede sua articulação com a Educação Básica. Os referidos Programas objetivam consolidar a convergência de suas trajetórias acadêmicas e profissionais em torno do campo da formação de professores da Educação Básica, e do fortalecimento das relações entre instituições educacionais das redes de ensino pública por meio do desenvolvimento de ações coletivas, da realização de projetos de pesquisa colaborativa e interventiva e a pesquisa devidamente articulada com os demais componentes curriculares. Apresenta, ainda, algumas atividades curriculares que articulam ensino e pesquisa cujas dinâmicas conferem singularidade a cada um dos Programas, ao privilegiar a ação colaborativa e empoderamento nos Ateliês de Pesquisa e da investigação em/com redes nas Oficinas. Conclui-se que os Mestrados Profissionais enfocados demarcam suas singularidades na dinâmica dos acontecimentos a partir da ação cotidiana de discentes e docentes, das relações institucionais, do entorno das intervenções realizadas ou em andamento, que se atualizam continuamente, deixando emergir seus modos de ser, de aprender e de fazer pesquisa, ensino e extensão e que se torna necessário fazer circular e dar visibilidade às pesquisas produzidas cujos objetivos centrais são intervir pedagogicamente em contextos pedagógicos de diversidade, buscando contribuir de modo qualificado e contextualizado para a melhoria da Educação Básica baiana e brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Ufba, professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - Uneb, líder do grupo de pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos- Difeba/Uneb e pesquisadora do Grupo de pesquisa Docência, Narrativa e Diversidade - Diverso/Uneb.

Maria Roseli Sá, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Ufba, professora associada da Universidade Federal da Bahia, líder do grupo de pesquisa Formação em Exercício de Professores – FEP.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

SILVA, A. L.; SÁ, M. R. MESTRADO PROFISSIONAL: cenários e singularidades em intervenções na educação. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2302. Acesso em: 22 dez. 2024.