DISCURSO E PODER: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA AFRODESCENDENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25pPalavras-chave:
Produção acadêmica, Análise do discurso, Ações afirmativas, Afrodescendentes, Educação superiorResumo
Esse estudo busca observar o discurso acadêmico sobre as políticas de ação afirmativa para afrodescendentes, especialmente no âmbito da educação superior. A analise do discurso foi feita a partir das teses e dissertações sobre a temática, disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. É a hipótese deste trabalho que o discurso acadêmico hegemônico, por reunir nas suas formulações a nata da intelectualidade e por representar o local da ciência e da reflexão de alto nível da nossa sociedade, se caracteriza como ideologicamente comprometido com as políticas da igualdade racial ante a percepção da existência de uma ligação direta dessas políticas com a melhoria da qualidade da nossa democracia. Empregou-se neste estudo as noções de analise do discurso desenvolvidas por Michael Pêcheux, que destacaram a necessidade de produzir espaços de reflexão que pusessem em questão e desvelassem os fundamentos ideológicos presentes num texto. Utilizou-se também as noções de Antônio Gramsci e Pierre Bourdieu sobre a ideologia e as relações de poder envolvidas no discurso, para se compreender a postura assumida nas teses e dissertações. A investigação evidenciou que o discurso acadêmico pode se apresentar como uma importante contribuição às reivindicações dos Movimentos Sociais ligados à questão racial e, desse modo, pode proporcionar a estes grupos a apropriação de saberes construídos na academia, além de, também, encorajar e subsidiar o Estado na adoção de políticas de ação afirmativa para afro-descendentes, enquanto mecanismos de promoção, prevenção e reparação dos Direitos Humanos desta parcela da população.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-07
Como Citar
OLIVEIRA, I. de M. DISCURSO E PODER: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA AFRODESCENDENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.