DISCURSO E PODER: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA AFRODESCENDENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Ilzver de Matos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25p

Palavras-chave:

Produção acadêmica, Análise do discurso, Ações afirmativas, Afrodescendentes, Educação superior

Resumo

Esse estudo busca observar o discurso acadêmico sobre as políticas de ação afirmativa para afrodescendentes, especialmente no âmbito da educação superior. A analise do discurso foi feita a partir das teses e dissertações sobre a temática, disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. É a hipótese deste trabalho que o discurso acadêmico hegemônico, por reunir nas suas formulações a nata da intelectualidade e por representar o local da ciência e da reflexão de alto nível da nossa sociedade, se caracteriza como ideologicamente comprometido com as políticas da igualdade racial ante a percepção da existência de uma ligação direta dessas políticas com a melhoria da qualidade da nossa democracia. Empregou-se neste estudo as noções de analise do discurso desenvolvidas por Michael Pêcheux, que destacaram a necessidade de produzir espaços de reflexão que pusessem em questão e desvelassem os fundamentos ideológicos presentes num texto. Utilizou-se também as noções de Antônio Gramsci e Pierre Bourdieu sobre a ideologia e as relações de poder envolvidas no discurso, para se compreender a postura assumida nas teses e dissertações. A investigação evidenciou que o discurso acadêmico pode se apresentar como uma importante contribuição às reivindicações dos Movimentos Sociais ligados à questão racial e, desse modo, pode proporcionar a estes grupos a apropriação de saberes construídos na academia, além de, também, encorajar e subsidiar o Estado na adoção de políticas de ação afirmativa para afro-descendentes, enquanto mecanismos de promoção, prevenção e reparação dos Direitos Humanos desta parcela da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilzver de Matos Oliveira

Mestre em Direito Público (UFBA). Ex-Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

OLIVEIRA, I. de M. DISCURSO E PODER: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA AFRODESCENDENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2. Acesso em: 19 abr. 2024.