A construção do processo formativo de Agentes Populares de Comunicação no Movimento dos Pequenos Agricultores na Bahia
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14992Palavras-chave:
movimento social do campo, educação popular, comunicação popular e comunitáriaResumo
A construção do processo formativo dos Agentes Populares de Comunicação no âmbito do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) na Bahia se inicia diante da necessidade de combater a desinformação nas comunidades em que atua o MPA, bem como de fortalecer os conceitos defendidos pelo movimento de soberania alimentar, campo, campesinato, entre outros. Demonstramos como o agronegócio tem trabalhado na elaboração de imagens hegemônicas para esses conceitos utilizando-se da mídia empresarial, e como é possível a construção de discursos contra-hegemônicos a partir da comunicação comunitária. Nosso objetivo, portanto, foi apontar o percurso de elaboração das oficinas para formação de agentes populares de comunicação, que irá capacitar tanto para a leitura crítica dos meios quanto para a construção de processos de comunicação comunitária. Trazemos ainda a experiência da aplicação de uma oficina-piloto e os resultados obtidos, bem como estes nos direcionaram a incorporar alterações no processo formativo.
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