Mulheres na Licenciatura em Computação: problematizações contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14076

Palavras-chave:

Mulheres na ciência, licenciatura em Computação, Gênero

Resumo

O presente artigo é recorte de uma pesquisa que problematiza a participação da mulher na ciência, especialmente no Curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) Câmpus Pelotas. O trabalho em questão tensiona a constituição dos campos de saber que compõe o Curso – docência e computação –, traçando um olhar sobre as relações de gênero histórico-culturais. Tal interesse de investigação emergiu de algumas inquietações, especialmente quanto ao número reduzido de mulheres que frequentavam o Curso. Para a problematização da pesquisa toma-se como questão norteadora: Como chegamos a essa naturalização que delimita alguns campos de saber como mais propícios aos homens do que às mulheres? Como estratégia metodológica, realizou-se um estudo bibliográfico por meio de artigos coletados em plataformas acadêmicas, como o Google Acadêmico, Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Também foi feito um mapeamento de trabalhos e estudos que discutissem sobre a emergência da ciência enquanto campo de saber e da inserção da mulher nele.Além disso, alguns dados sobre o próprio Curso de Licenciatura em Computação são utilizados para contextualização de algumas discussões, tais dados versam sobre: matriculados, egressos e evasões por gênero. O estudo permite compreender alguns traços histórico-culturais que levam o referido Curso a se constituir como um campo hegemonicamente masculino, apesar de se tratar de uma licenciatura, considerada uma área feminina, tem uma aderência masculina muito maior, pois o que se coloca em evidência, na busca pelo Curso, é a área da Computação.

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Biografia do Autor

Lucélia Silva Wikboldt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense

Graduada no curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (2021). Integrante do Grupo de Estudos em Foucaultianos em Educação (GEFE/IFSul). Ex Bolsista no Programa Institucional de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense em parceria com o Colégio Municipal Pelotense. Técnica em Informática pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizado na Escola de Educação Profissional Senac Pelotas Centro Histórico.

Bárbara Garré, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Câmpus Pelotas. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Mestre em Educação em Ciências (2011) na mesma Instituição. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos em Educação (GEFE - IFSUL). Pesquisadora do GEECAF (Grupo de Estudos em Educação Cultura, Ambiente e Filosofia - FURG). Principais temáticas de trabalho: Educação, Filosofia, Estudos Culturais, Juventudes.

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Publicado

2022-05-19

Como Citar

SILVA WIKBOLDT, L.; GARRÉ, B. . Mulheres na Licenciatura em Computação: problematizações contemporâneas . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–19, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14076. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14076. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mulheres na Educação Profissional e Tecnológica