É possível estudar gênero no ensino técnico e tecnológico? Experiências de um laboratório em prol de equidade no IFMA campus Pedreiras
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14023Palavras-chave:
educação, gênero, equidade, LGIP, IFMAResumo
O presente estudo apresenta as experiências exitosas do LEGIP — laboratório de estudos de gênero do IFMA campus Pedreiras, discutindo além dos referenciais teóricos-metodológicos que orientaram sua prática as dificuldades enfrentadas. Fundado em 2018 o laboratório preocupa-se em promover debates e pesquisas na área dos Estudos de Gênero, voltados principalmente para a educação básica. Embora o Instituto Federal do Maranhão campus Pedreiras seja seu maior campo de atuação, o laboratório busca parcerias com diversas agências de fomento para suas ações extensionistas. Desse modo, as pesquisas realizadas produziram múltiplos materiais didáticos voltados para o ensino fundamental e médio. Taís produtos didáticos foram distribuídos em escolas e secretárias de educação dos municípios a qual o instituto atende. Dessa forma, acreditar-se contribuir tanto com a popularização da ciência quanto com uma educação antirracista, antimachistas e anti-homofóbica, necessária em todas as modalidades de ensino, não excluído assim o Ensino Técnico.
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Referências
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