Como o educador "cativo" pode ensinar para emancipar? 

Os entraves construídos pelo clientelismo e sua abordagem necessária à efetivação da educação crítica e em direitos humanos 

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13511

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, clientelismo, educação crítica, BNCC

Resumo

Partindo da problematização de uma realidade específica, o ensino no município de Bacabal, situado no interior do Maranhão, refletimos sobre os entraves colocados por gestões clientelistas e patrimonialistas à implementação de uma educação crítica e emancipadora. Valemo-nos de referencial bibliográfico para definição conceitual e análise de documentação legal e de testemunhos de sujeitos implicados no universo educacional bacabalense, microcosmo de uma realidade mais abrangente, que afeta diversos municípios brasileiros, sobretudo os que estão situados no “sertão”, onde a prefeitura é um dos maiores geradores de emprego e de meios de subsistência.

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Biografia do Autor

Edgar Neto, Universidade Federal do Maranhão

Pela Universidade Federal do Ceará, possui licenciatura em História Social; bacharelado em História Social; mestrado em Sociologia; doutorado em Sociologia; e pós-doutorado em Sociologia. É professor efetivo de História da Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão e membro do Colégio de Estudos Avançados da Universidade Federal do Ceará, atuando, especialmente, no ensino e na pesquisa nas áreas de Sociologia Rural e de História do Brasil, com ênfase em Processos Migratórios e Campesinato Brasileiro.

Fábio Bacila Sahd, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (2007). Especialista em história pela Faculdade Bagozzi (2009) . Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Doutor pelo programa interdisciplinar "Humanidades, direitos e outras legitimidades", da Universidade de São Paulo (USP). Autor de textos sobre identidade, violência, política e direitos humanos e internacionais no Oriente Médio, destacando-se os livros "Oriente médio desmistificado: fundamentalismo, terrorismo e barbárie" e "Sionismo, modernidade e barbárie: vida e morte na Faixa de Gaza". Professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

NETO, E.; SAHD, F. B. Como o educador "cativo" pode ensinar para emancipar?  : Os entraves construídos pelo clientelismo e sua abordagem necessária à efetivação da educação crítica e em direitos humanos . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–21, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13511. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13511. Acesso em: 19 abr. 2024.