Novas tendências e desafios para educação a distância

a parceria das universidades estaduais e o sistema UAB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.13237

Palavras-chave:

Educação digital, Sistema UAB, Universidades Estaduais, Educação em Rede, Recursos Educacionais Abertos

Resumo

Este trabalho avalia as tendências e desafios da educação a distância objetivando identificar as reverberações nas universidades e no Sistema Universidade Aberta do Brasil/UAB, que são impulsionados por ações em favor de processos educativos disruptivos e inovadores, alternativas importantes em ações em rede de forma colaborativa. Aponta projetos a serem realizados pelas universidades estaduais, em parceria com o Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, para elevar a qualidade e a equidade da educação superior pública do Brasil. Evidencia muitos desafios a serem enfrentados em termos de formação para oferecer novas oportunidades de aprendizado nesta sociedade digital, hiperconectada. A educação a distância compartilha os desafios mais amplos que o Brasil enfrenta, tem papel preponderante na recuperação do país e se reconfigura em perspectivas relevantes e ao mesmo tempo híbridas nos processos de ensino e de aprendizagem. Destaca-se a necessidade de ampliação dos conteúdos abertos para o desenvolvimento educacional, por meio de um projeto nacional de Adoção de Recursos Educacionais Abertos/REA’s, com apoio da Capes, para desenvolver um ecossistema em um ambiente sustentável, com conteúdo atualizado, num modelo de colaboração que fortaleça a democratização do conhecimento. O estudo aponta urgência de gestão de cursos de educação digital em rede a serem realizados em por universidades pertencentes ao Sistema UAB.  Abre-se ainda a possibilidade de constituição de redes, para creditação e acreditação de estudos. Ressalta-se a formação de consórcios para a oferta da mobilidade virtual discente nacional e internacional, a partir do que já é desenvolvido pelas universidades estaduais, por meio da Câmara de Educação a Distância da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Municipais e Estaduais/ABRUEM.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Crissi Knuppel, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação (UEM). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Grupo de Estudos em Educação a Distância e Tecnologias Digitais (GEEaD). Grupo Multidisciplinar em Metodologias, Tecnologias e Design para EaD. Brasil.

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Fitopatologia (UFRPE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora permanente do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva - PROFEI - Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Digitais. Brasil.

Luiz Alberto Rocha de Lira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior /MEC

Doutor em Educação (UNIMEP). Analista em Ciência e Tecnologia do Quadro Permanente da Capes/MEC. Pesquisador e consultor na área de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasil.

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Publicado

2021-11-28

Como Citar

KNUPPEL, M. A. C.; SERRA, I. M. R. de S. .; LIRA, L. A. R. de. Novas tendências e desafios para educação a distância: a parceria das universidades estaduais e o sistema UAB. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.13237. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13237. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático