Novas tendências e desafios para educação a distância
a parceria das universidades estaduais e o sistema UAB
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.13237Palavras-chave:
Educação digital, Sistema UAB, Universidades Estaduais, Educação em Rede, Recursos Educacionais AbertosResumo
Este trabalho avalia as tendências e desafios da educação a distância objetivando identificar as reverberações nas universidades e no Sistema Universidade Aberta do Brasil/UAB, que são impulsionados por ações em favor de processos educativos disruptivos e inovadores, alternativas importantes em ações em rede de forma colaborativa. Aponta projetos a serem realizados pelas universidades estaduais, em parceria com o Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, para elevar a qualidade e a equidade da educação superior pública do Brasil. Evidencia muitos desafios a serem enfrentados em termos de formação para oferecer novas oportunidades de aprendizado nesta sociedade digital, hiperconectada. A educação a distância compartilha os desafios mais amplos que o Brasil enfrenta, tem papel preponderante na recuperação do país e se reconfigura em perspectivas relevantes e ao mesmo tempo híbridas nos processos de ensino e de aprendizagem. Destaca-se a necessidade de ampliação dos conteúdos abertos para o desenvolvimento educacional, por meio de um projeto nacional de Adoção de Recursos Educacionais Abertos/REA’s, com apoio da Capes, para desenvolver um ecossistema em um ambiente sustentável, com conteúdo atualizado, num modelo de colaboração que fortaleça a democratização do conhecimento. O estudo aponta urgência de gestão de cursos de educação digital em rede a serem realizados em por universidades pertencentes ao Sistema UAB. Abre-se ainda a possibilidade de constituição de redes, para creditação e acreditação de estudos. Ressalta-se a formação de consórcios para a oferta da mobilidade virtual discente nacional e internacional, a partir do que já é desenvolvido pelas universidades estaduais, por meio da Câmara de Educação a Distância da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Municipais e Estaduais/ABRUEM.
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