DA RETA DO SABER À RODA DA SABEDORIA
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25pPalavras-chave:
Saber, Sabedoria, Sentidos.Resumo
O texto apresenta meditações acerca do Saber como repertórios de conhecimento que traduzem informações e referências gerais e de cunho científico e técnico que, com seus traços lógico-formais, sistemáticos e críticos, são necessários para a pragmática e a funcionalidade da vida cotidiana. Descortina compreensões sobre a Sabedoria como repertórios que se constituem desde a esfera do saber e que o ultrapassa e expande primando pelo horizonte existencial dos valores e Sentidos primordiais que plasmam a condição humana. Sabedoria implica na coexistência in-tensiva e fecunda entre o pensar e o sentir, o teórico e o vivencial, a corporeidade e a espiritualidade; no cuidado com a complexidade da inteireza do humano. O saber se circunscreve na órbita do entendimento, do significado. A sabedoria se territorializa no orbe da compreensão, dos Sentidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-07
Como Citar
LIMA DE ARAÚJO, M. A. DA RETA DO SABER À RODA DA SABEDORIA. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Estudos/Ensaios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.