QUADRO AMBIENTAL DO RIO JACUÍPE NA REGIÃO DE CAMAÇARI E SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA POPULAÇÃO RIBEIRINHA

Autores

  • Rubem Castro Neves

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25p

Palavras-chave:

Rio Jacuípe, Qualidade ambiental, Desenvolvimento sustentável, Água, Meio ambiente

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de caracterizar o atual quadro ambiental e a situação socioeconômica da população ribeirinha, no trecho do rio Jacuípe da região de Camaçari e propor medidas mitigadoras. Utilizou-se da pesquisa de campo para reconhecimento e análise do quadro ambiental da área em estudo e informações da literatura. Buscou-se obter da população ribeirinha, informações úteis ao desenvolvimento desta pesquisa em cinco áreas diferentes. Com a expansão dos municípios e a ação antrópica, os recursos naturais foram afetados sensivelmente. Nas cinco áreas onde foram aplicados questionários, um terço das pessoas é analfabeto e mais da metade possui o ensino fundamental incompleto. Conforme os resultados das análises das amostras de água coletadas nas cinco áreas piloto, em nenhum dos pontos de coleta, a água do rio Jacuípe pode ser considerada na Classe Especial de água doce. Os outros parâmetros analisados apresentaram, na sua maioria, índices admitidos para a Classe 1, 2 e 3.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubem Castro Neves

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XIX. Mestre em Agronomia (UFBA). Professor de Ciências do Ambiente e Metodologia da Pesquisa.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

CASTRO NEVES, R. QUADRO AMBIENTAL DO RIO JACUÍPE NA REGIÃO DE CAMAÇARI E SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA POPULAÇÃO RIBEIRINHA. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11. Acesso em: 17 abr. 2024.