OBJETO VIRTUAL, ¿Y AHORA QUÉ? REDES DE ETNOGRAFÍA

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DOI :

https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.1-3

Mots-clés :

Internet, Etnografia, Redes Sociais

Résumé

Observando el contexto actual de fuerte interacción comunicacional entre las redes sociales de internet, se identifica un campo de estudio fortuito. Así, este artículo tiene como objetivo comprender cómo es posible desarrollar una investigación, y su objeto de investigación se ubica en Internet. La siguiente pregunta orienta el trabajo: ¿Cómo usamos la etnografía en las redes sociales? Para describir el escenario de este tema, se plantea un debate teórico sobre la etnografía de las redes sociales, el rol del investigador como etnógrafo y apunta hacia el análisis de las redes sociales en Internet. El estudio identifica posibilidades y desafíos que enfrenta el campo de la investigación en línea.

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Ronaldo Josué Faller , Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Mestrado em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento pelo Programa de Pós Graduação PGDREDES, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de Pesquisa: Sociedade Natureza e Cultura. Representante Discente da Comissão e do Conselho de Pós-graduação de Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento. Mestrado não concluído em Ciências da Comunicação, linha de Pesquisa: Midiatização e Processos Sociais, pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Possui Pós-graduação em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Educação Ambiental, pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e em Mídias na Educação, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL). Graduado em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo pela Universidade FEEVALE. Atuou como Tutor (Online e Presencial) no Projeto de extensão Promídias da Universidade Federal de Pelotas

Andreine Lizandra dos Santos, Universidade FEEVALE / Novo Hamburgo-RS

Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006), graduação em BACHAREL EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), graduação em FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES pela Universidade Luterana do Brasil (2000), PEDAGOGIA (2020) pela Unicesumar, MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL - Faculdades Integradas de Taquara (2016) e DOUTORANDA EM PROCESSOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS - Universidade FEEVALE(Novo Hamburgo). Atualmente é professora na educação básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em geral, ensaios literários, educação a distância, formação de professores e universidade aberta do brasil, gestão e Ciências Humanas

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Publié-e

2022-04-26

Comment citer

FALLER , R. J.; DOS SANTOS, A. L. OBJETO VIRTUAL, ¿Y AHORA QUÉ? REDES DE ETNOGRAFÍA. Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–17, 2022. DOI: 10.29327/ouricuri.12.1-3. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/14109. Acesso em: 24 nov. 2024.

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