A QUESTÃO QUILOMBOLA NO BRASIL: APONTAMENTOS PARA UM DEBATE HISTÓRICO

Auteurs-es

  • Jairo Hely Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Mots-clés :

Comunidades Quilombolas, Discussões Históricas, Identidade Étnica

Résumé

As questões que abrangem as situações nas quais as comunidades quilombolas estão envolvidas, no Brasil, apontam vários fatores de ampliação dos horizontes das atuais análises, dialogando com problemas de considerável importância para a sociedade. Nos últimos anos, estudos que buscaram entender as nuances destes problemas, abordaram demandas e implicações que estão presentes nos longos caminhos percorridos pelas comunidades quilombolas, num processo materializado desde o plano social até o legal. Nesse sentido, admite-se que uma análise da questão quilombola só pode ser alcançada a partir da concepção da existência de um ininterrupto conflito histórico, no qual estes grupamentos sociais estão envolvidos. Assim, intuímos que as realidades dialógicas envolvendo as comunidades quilombolas no Brasil, ocorrem numa complexa relação de construção histórica da identidade, mediada a partir da interação conflituosa com o “todo social”. A fim de entender como se materializam os fatores que implicam na chamada questão quilombola, o presente artigo buscou indicar pontos para um debate visando contribuir com as discussões históricas sobre as comunidades quilombolas no Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Jairo Hely Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Mestrando em Antropologia na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Téléchargements

Publié-e

2021-10-01

Comment citer

SILVA, J. H. . A QUESTÃO QUILOMBOLA NO BRASIL: APONTAMENTOS PARA UM DEBATE HISTÓRICO. Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 067–090, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/12941. Acesso em: 27 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos de Revisão