TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA EDUCACIÓN EN TIEMPOS DE PANDEMIA

: DESAFÍOS DE LA ENSEÑANZA EN BAHÍA-BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i1.a16210

Palabras clave:

Educación, Procesos Educativos a Distancia, Aprendizaje Basado en Problemas, Pandemia de COVID-19

Resumen

Producido a partir de estudios realizados en el componente curricular Tecnologías de la Información y Difusión Social del Conocimiento del Doctorado en Difusión del Conocimiento (UFBA - UNEB - IFBA -UEFS - LNCC - SENAI CIMATEC) con estudiantes y profesores de Educación Básica en Bahía, este artículo, presenta el recorte que tiene como objetivo identificar los desafíos del uso de las tecnologías digitales por parte de los docentes del Estado de Bahía frente al problema de la COVID-19. Para ello se utilizó la estrategia de Aprendizaje Basado en Problemas y la aplicación de un cuestionario semiestructurado. Los resultados muestran el desafío docente en el uso de las tecnologías digitales en los procesos educativos a distancia. De esta manera, se hizo evidente que la enseñanza a distancia abrió la educación a métodos de enseñanza alternativos y aspectos innovadores de la práctica pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katiuscia da Silva SANTOS, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda em Difusão do Conhecimento - UFBA/UNEB/IFBA. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Especialista em Educação do Campo - IFBAIANO. Graduada em Letras. Professora da Rede Municipal de Araci. Pesquisadora do Observatório de Educação de Jovens e Adultos- OBEJA/UNEB. Membro dos Grupos de Pesquisa: Teoria Social e Projeto Político Pedagógico - TSPPP/PPGEduC – UNEB; e Gestão, Educação, Ciencia & Tecnologias para a Inclusão Social - UNEB/DMMDC.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8118674423943271

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4895-1820 

Camila Silva Pereira JORGE, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda em Difusão do Conhecimento no Programa Muitiinstitucional e Multidisciplinar (DMMDC). Possui mestrado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC). Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2001). Tem experiência na área de Fisioterapia - Reeducação Postural Global (RPG), Atuou como professora na empresa Mini Maker Lab nos seguintes temas: robótica educacional, impressora 3D e fabricação digital.

Gisele Marcia de Oliveira FREITAS, Serviço Social da Indústria, Departamento Regional da Bahia (SESI DR-BA)

Doutoranda em Difusão do Conhecimento, pela UNEB. Possui mestrado em Formação de Professores de Espanhol pela Universidad de Alcalá (UAH - Espanha), mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestre em Comunicación y Educación en la Red: E-Learning pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED - Espanha) licenciada em Pedagogia e em Letras/Espanhol. Gerente de Educação de Jovens e Adultos - SESI Bahia.

Juarez da Silva PAZ, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento (Analista Cognitivo), realizado Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra(POR), Mestre e Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Especialista em Gestão e Coordenação Escolar e Metodologia da Aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática, Graduado em Pedagogia e Geografia; membro dos Grupos de Pesquisa Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas / Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social e do Fórum EJA Recôncavo. Atualmente é Professor da Faculdade Brasileira do Recôncavo (FBBR) e do Sistema Municípal de Ensino de Cruz das Almas. Atua principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Projeto Pedagógico, Estágio Supervisionado em Ambiente Escolar e Não Escolar. 

Welton Dias CASTRO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, Brasil

Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) em andamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Mestrado em Educação de Jovens e Adultos e Graduação em Ciência da Computação - Licenciatura pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especializações em Gestão Educacional, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Informática e Coordenação Pedagógica e Planejamento. Membro dos Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE), Gestão, Organização e Políticas Públicas em Educação (GP-GEPE) e Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais. Professor da Educação Básica pelo Município de Guanambi. Experiência em ensino, gestão educacional e coordenação pedagógica. Pesquisador e atuante nas áreas de Currículo, Gestão e Tecnologias Educacionais; Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Formação Docente e Valorização do Magistério. No tempo livre, dedica-se à Teoria Musical

Josemar Rodrigues de SOUZA, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

 Ph.D. em Informática e Mestre em Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo pela Universidad Autónoma de Barcelona - UAB. Possui Pós-Doutorado em Robótica Autônoma pela Universidade do Porto, Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores. Tem experiência na área de Ciência e Engenharia da Computação, atuando principalmente em Robótica Autônoma, Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho. É professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, é pesquisador do ACSO - Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais, Professor do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. É consultor ad-hoc do Ministério da Educação (INEP), da FAPESB e da FAPEMA. É revisor de periódicos na área de Robótica Autônoma e Computação de Alto Desempenho no Brasil e exterior. É Trustee da RoboCup Brasil e foi eleito em outubro/2019 para ser Vice-Presidente desta sociedade científica para o biênio 2020-2022. É Coordenador da Comissão Especial de Robótica (CER) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É coordenador dos projetos de pesquisa: (i) Computação Aplicada e (ii) Cadeira de rodas inteligente com interface flexível no ACSO UNEB.

Publicado

2023-06-28

Cómo citar

SANTOS, K. da S. .; JORGE, C. S. P.; FREITAS, G. M. de O.; PAZ, J. da S. .; CASTRO, W. D. .; SOUZA, J. R. de. TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA EDUCACIÓN EN TIEMPOS DE PANDEMIA: : DESAFÍOS DE LA ENSEÑANZA EN BAHÍA-BRASIL. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 148–158, 2023. DOI: 10.59360/ouricuri.vol13.i1.a16210. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/16210. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Artigos