A ESPETACULARIZAÇÃO DO VERDE COM O CINEMA DOCUMENTÁRIO
A IMAGEM PRODUZIDA PELO MOVIMENTO SOCIAL AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol7.i2.a5488Keywords:
Movimentos Sociais, Greenpeace, DocumentáriosAbstract
Este estudo leva contribuições para o campo de estudo dos movimentos sociais, sustentabilidade ambiental e sociologia da arte, sob o viés da compreensão da maneira como os novos movimentos sociais ambientalistas são representados nos documentários produzidos por eles e sobre eles para fins de mobilização social. Foi direcionado, por conta da natureza do objeto em estudo, para o campo qualitativo, com análise de conteúdo dos material pesquisado. É um estudo de caráter inicial sobre a temática, portanto, o que apresentamos aqui são as primeiras impressões, logo, temos a certeza que muitas indagações que surgiram e surgirão no processo, serão direcionadas para a evolução da pesquisa.Downloads
References
BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, 519 p.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2013.
CÂMARA, Antônio da Silva; JESUS, Altair de. O marxismo e a arte cinematográfica. Anais do 5º Colóquio Internacional. Novembro/2007. www. Acesso em: 28/09/2014.
CÂMARA, Antônio da Silva . Et all. A Sociologia da Arte e as Representações Sociais no Cinema Documentário. XV Congresso Brasileiro de Sociologia, Dez/2009. www.olhodahistória.org/n13/artigo . Acesso em: 28/09/2014.
CARROLL, Noel. Ficção, não-ficção e o cinema da asserção pressuposta: uma análise conceitual. In: RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Teoria Contemporânea do Cinema: Documentário e narratividade ficcional. São Paulo,SP: Editora Senac, 2005.
CASSIANO, A. M. Ativismo a partir das redes sociais. revistas.unisinos.br/article/view/5792 . Acesso em: 23/07/2014 .
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Vol I , São Paulo, SP: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. Vol II, São Paulo, SP: Paz e Terra, 2013.
FERREIRA, Z. N. D. Telas “Verdes”: A Temática Ambiental na TV e no Cinema. Encontro Nacional de História da Mídia. Ago/2009. www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais . Acesso em: 22/09/2014.
GARDIES, René. Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2007.
GONH, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo, SP : Edições Loyola, 1997.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 2004.
LUKACS, Georges. Estética I. Barcelona: Grijalbo, 1982.
MACEDO, R. S. A etnopesquisa crítica e multireferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000, 297 p.
MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
MARZOCHI, Samira Feldman. Greenpeace: mundialização e política. Rio de Janeiro: Beco do Azogue, 2013, 424 p.
NEVEU, ERIC. Médias, mouvements sociaux, espaces publics. In Medias e Mouvement Soicais. Reaseau, vol 17, Nº 98. Hermes. Paris. 1999. p. 17-86.
NICHOLS, Bill. A voz do documentário. In: RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Teoria Contemporânea do Cinema: Documentário e narratividade ficcional. São Paulo,SP: Editora Senac, 2005.
ODIN, Roger. A questão do público: uma abordagem semipragmática. In: RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Teoria Contemporânea do Cinema: Documentário e narratividade ficcional. São Paulo,SP: Editora Senac, 2005.
OLIVEIRA, R. O. L. de. Cineclube Caravelas: uma reflexão sobre o cinema no âmbito dos movimentos sociais. www.pucposcom-rj.com.br/poscom-2012-2/. Acesso em: 25/08/2014.
PENAFRIA, Manuela. “Análise de Filmes – conceitos e metodologia(s)”. VI Congresso SOPCOM, Abril 2009. <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf > . Acesso em: 03/09/2014
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... O que é mesmo Documentário? São Paulo,SP: Editora Senac, 2013.
RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Teoria Contemporânea do Cinema: Documentário e narratividade ficcional. São Paulo,SP: Editora Senac, 2005.
RODRIGUES, Flávia Lima. Uma breve história sobre o cinema documentário brasileiro. CES Revista. V.24. Juíz de Fora, 2010. www.cesjf.br/revistas. Acesso em: 17/08/2014.
TARROW, Sidney. “Introdução”; “Confronto político e movimentos sociais” In: O poder em movimento: movimentos sociais e confronto político. Petrópolis: Vozes, 2009.
TILLY, Charles. Os movimentos sociais como política. Revista Brasileira de Ciência Política. nº3, Brasília, janeiro-julho, 2010, pp.133-160.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista Ouricuri
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant the magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) as this can increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).