O IMPACTO SOCIAL CAUSADO PELOS PROGRAMAS ESPORTIVOS NO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO-BA
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.11.1-5Keywords:
Projetos Sociais Esportivos, Esporte, Benefícios.Abstract
Apresentando-se como princípio essencial na democratização, por meio dos Projetos Sociais Esportivos, é evidenciado a importância do esporte na vida das pessoas, sobretudo para crianças e adolescentes. Através do esporte faz-se possível a integração social, o resgate de valores, o estabelecimento de regras, a convivência social, entre muitas outras coisas fundamentais para o desenvolvimento integral do individuo. De tal modo, os projetos sociais esportivos priorizam as classes menos privilegiadas, que consequentemente possuem maiores chances de estarem em situações de risco social por muitas vezes encontrarem-se à margem da sociedade. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como os projetos sociais esportivos beneficiam o usuário do município de Paulo Afonso-BA, verificando dessa forma, os impactos ocasionados por eles.
Downloads
References
Baptista, M. T. (et. al.) Influência da Escola de educação física do Exército na origem do currículo da educação física no Brasil.www.efdeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Año 9 n. 62 julio. 2003 6p.
Barroso, A. L. R.; Darido, S. C. A pedagogia dos esportes e as dimensões dos conteúdos: conceitual e atitudinal. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 283-300. abr/jun. 2009.
Bracht, V. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Editora Magister, 2ª edição, 1997.
Bennis, W.Líderes: Estratégias para assumir a verdadeira liderança. São Paulo, Harbra, 1988.
Betti, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso professor? Motriz, v. 1, n.1, p. 25-31, jun. 1999.
Brasil Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais; educação física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1997. 96p.
Carvalho, R. E. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
Cesarino Júnior, Antônio Ferreira. Direito social brasileiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1963.
Delors, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 2001.
Guedes, S. L. et al. Projetos sociais esportivos: notas de pesquisa. 2006. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 12, 2006, Niterói. Anais... Rio de Janeiro: ANPUH, 2006. p. 92-92.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Houaiss, A. Dicionário eletrônico. Rio de Janeiro, Objetiva, 2001, CD-rom. Isayama, H. F.; Linhales, M. A. (Org.). Avaliação de políticas e políticas de avaliação: questões para o esporte e o lazer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
Stiel Júnior, O. A humanização da escola e a valorização da diversidade em sala de aula. Vol. 01, p. 11, 2014.
Lampoglia, M. A. Liderança e Motivação. Fev 2008.
Lampoglia, M. A. O valor da Inteligência Emocional nas organizações inteligentes. Abril 2009.
Lefevre, J. The value of diversity: a justification of affirmative action. Journal of Social Philosophy, v. 34, n. 1, p. 125-134, 2003.
Leonardi, T. J.; Galatti, L. R.; Paes, R. R.: Pedadogia do esporte. O processo de ensino, vivencia e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos e sua relação com a formação integral do individuo. In: II Congresso Internacional de Deportes de Equipo, 2009, A Coruña. II
Congresso Deportes de Equipo, 2009.
Mascarenhas, F. O pedaço sitiado: cidade, cultura e lazer em tempos de globalização. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 24, n. 3, p. 121-143, mai. 2010.
Moreno, R. M.; Machado, A. A. Re- significando o esporte na educação física escolar: uma perspectiva crítica. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, SP, v.6, n.8, jan./jun. 2011.
Paes, R. R., Balbino, H. F. A pedagogia do esporte e o jogos coletivos. Cap. 5, p. 73 – 83. In: DE ROSE, D. et al. Esporte na Infância e Adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Sabino, D. A importância de ser emocionalmente Inteligente. 2008.
Sachs, I. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Organização: Paula Yone Stroh. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.
Sadi, R. S. Pedagogia do esporte: descobrindo novos caminhos. Ícone, São Paulo, 2010.
Smith, D. H. Four Sectors or Five? Retaining the Member-Benefit Sector. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly. V. 20 N. 2, Summer 1991, pp.137-50.
Souza, A. Autoconhecimento. Abril 2005.
Trivinos, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Socais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Wagner III, J. A.; Hollenbeck, J.R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. Tradução: Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Ouricuri
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant the magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) as this can increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).