PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO MODERNO MACEIOENSE: O INTERIOR DA IGREJA DO BONFIM E SUAS MODIFICAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.10.2-6Abstract
Este artigo teve como objetivo a análise de um dos exemplares da arquitetura moderna, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, localizada em Maceió - Alagoas. A mesma é considerada uma Unidade Especial de Preservação. Na época em que a igreja foi construída, o estilo moderno estava em ascensão e tinha como característica o princípio de que a forma seguia a função, as edificações eram projetadas conforme seu uso, sem presumir futuras intervenções, isso dificulta a adaptação das obras às necessidades contemporâneas, o que inclui manutenção e aplicação de materiais que sejam adequados às mesmas. A presente pesquisa foi desenvolvida no núcleo de pesquisa em Design e Estudos interdisciplinares do Instituto Federal de Alagoas, e teve início a partir de um trabalho efetuado na disciplina de interiores e patrimônio. Procurou-se investigar os elementos de importância histórica da Igreja do Bonfim e identificar elementos originais do interior da edificação que ainda encontram-se no local, analisando seu estado atual de conservação, expostos em formato de fichas. Os dados foram obtidos por meio de literatura sobre o tema, levantamento métrico e fotográfico do local e análise de documentos presentes na própria edificação, na Arquidiocese de Maceió e na Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA). O estudo visa contribuir para conscientização da população na preservação do interior das edificações e no reconhecimento da arquitetura moderna como um bem histórico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant the magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) as this can increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).