DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES-DONZELAS (ACTINOPTERYGII, POMACENTRIDAE) EM POÇAS DE MARÉ DE SALVADOR, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.10.2-5Abstract
No período da baixa maré, os organismos presentes encontram-se vulneráveis as variações ambientais abruptas e, como forma de proteção, se locomovem para cavidades naturais rochosas, conhecidas como poças de marés. O objetivo do estudo foi analisar a distribuição dos peixes-donzelas, Stegastes fuscus e Stegastes variabilis, em poças de maré de duas praias da microrregião de Salvador, abordando a composição de espécimes entre e dentre as poças nos dois ambientes a fim de fornecer subsídios para entender o papel dessas espécies na estrutura da ictiofauna de poças de maré. Foram realizadas amostragens mensais entre agosto de 2018 a julho 2019 em dez poças de maré situadas nas praias de Itapuã e Pituba. Os dados foram coletados em campo através de filmagens subaquáticas e medições dos parâmetros ambientais. Em laboratório, os vídeos foram analisados e os peixes identificados, quantificados e categorizados. Foram registrados 698 espécimes de S. fuscus para Itapuã e 2.273 para a Pituba, enquanto para S. variabilis foram registradas 1.049 para Itapuã e 372 para a Pituba. Os espécimes juvenis de ambas as espécies foram mais frequentes nas praias. Stegastes fuscus foi caracterizada como uma espécie residente e S. variabilis como temporária. A análise de ordenação mostrou uma separação entre as espécies nas duas praias, com a dbRDA indicando que os indivíduos juvenis e intermediários de S. variabilis foram mais associados à Praia de Itapuã e as três categorias de S. fuscus mais associadas à Praia da Pituba. Este estudo trouxe importantes contribuições sobre peixes-donzelas para o litoral da Bahia, sugerindo novos estudos com a abordagem de outros parâmetros, colaborando assim para o entendimento do comportamento dessas espécies na costa brasileira.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant the magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) as this can increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).