GESTÃO SOCIOAMBIENTAL EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO BIOMA CAATINGA
Palavras-chave:
Biodiversidade, Ecossistema, Restauração.Resumo
Com o objetivo de diagnosticar o estado atual da cobertura vegetal e arbóreo de um ecossistema cultivado no bioma Caatinga na região Ribeira do Pombal, Bahia. Foram examinadas pequenas propriedades rurais, numa parcela denominada de "sítio" Macambira-Aracaju (MA). Numa área de 613 hectares, apenas 25% possuem mata nativa caracterizadas por solo arenoso profundo, drenado, apresentando restrições quanto à fertilidade natural e a baixa capacidade de retenção de umidade. A criação do gado, arraigada à cultura sertaneja vem provocando stress em grandes extensões territoriais contribuindo com sua fragmentação e distúrbios ao bioma Caatinga. Encontra-se uma vegetação arbórea nas adjacências das residências domésticas, importantes para a manutenção do ecossistema florestal da região, predominando o Licuri (Syagrus coronata L.), o Umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Cam) e o Cajueiro (Anacardium Ocidentale L.). Este último destinado ao extrativismo da castanha de caju, notadamente maior densidade arbórea quanto mais próxima das residências rurais. Apesar da complexidade da convivência dos seres humanos nestas condições climáticas, estes ainda são prejudicados pela insuficiência do tamanho da propriedade. Deste modo, o estudo aponta possibilidades duma gestão socioambiental e melhoria da qualidade de vida, construídos a partir de mudanças de comportamento humano, como parte integrante na solução de problemas quanto a convivência com Bioma Caatinga.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).