AVALIAÇÃO QUALI-QUANTITATIVA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS CARREADOS PARA O RESERVATÓRIO DO TAPACURÁ, PERNAMBUCO, BRASIL
Palavras-chave:
Meio Ambiente, Impacto Ambiental, Ecossistema, População Urbana.Resumo
A presença de resíduos dispostos inadequadamente é um dos problemasambientais recorrentes dos processosde crescimento populacional e ausência de
conscientização ambiental. O objetivo deste estudo é avaliar quali-quantitativamente os resíduos carreados para o reservatório do Tapacurá, Pernambuco, Brasil. A pesquisa compreende uma de área de 20 m de largura e 1 km de extensão perfazendo 20.000 m², considerando a cota mais alta da água durante a cheia do reservatório. Para análise quali-quantitativa foram realizadas coletas dos resíduos em novembro de 2012 com a retirada total dos aportes de resíduos e em abril de 2013, na estação seca com declividades decrescentes no terreno e nas vertentes do local acúmulo da área de 1 km de extensão coletada. Os resíduos foram acondicionados em sacos plásticos, triados e classificados de acordo com a sua categoria e pesados com balança de precisão manual com capacidade de 20 kg. Foram coletados 396 kg de resíduos sólidos, compostos por plásticos rígidos que categorizaram a maior porcentagem (32%), além de borrachas (26%), garrafas PET (16%), vidro (11,9%), isopor (4,9%), material de resíduos sólido de saúde RSS (2%), metal (2%), fragmento de EVA e espumas (1%), plásticos flexíveis (1%), recipientes de agrotóxicos (0,3%), recipiente de aerossol (0,1%) e outros (3%). Os resultadosindicam descarteinadequado deresíduos, e ou, ausência de gestão ambiental nos municípios adjacentes à área da pesquisa.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).