ASPECTOS ETNOECOLÓGICOS DA PESCA NA PERCEPÇÃO DOS PESCADORES DE GLÓRIA, BAHIA, BRASIL
Palavras-chave:
Conhecimento Popular, Glória, Etnoecologia.Resumo
O presente estudo foi efetuado no Município de Glória, localizado na região Nordeste do estado da Bahia, Brasil, nas coordenadas de 09º20'17"S e 38º15'17” W, fazendo parte da microrregião de Paulo Afonso, no período de maio a agosto de 2009. Métodos qualitativos por meio de entrevistas e observação direta, além de registro fotográfico foram utilizados para obter informações sobre as atividades pesqueiras da área, enfatizando-se o conhecimento dos pescadores sobre o peixe e o ambiente. Foram identificadas 17 etnoespécies capturadas pelos pescadores de Glória, com base em características morfológicas, ecológicas e etológicas. Durante as diferentes “estações” do ano, os pescadores diferenciam o “tempo” baseado em ocorrências climáticas e ambientais características de cada um dos períodos. Eles reconhecem dois períodos climáticos - um de água quente e outro de água fria - que estão relacionados ao verão e inverno, respectivamente, os quais consideram como período bom ou ruim para pescaria. O conhecimento que os pescadores possuem sobre os ecossistemas dos quais fazem parte e sobre a diversidade de espécies que ali habitam constitui um verdadeiro patrimônio que a modernidade não pode prescindir para a continuidade da vida no planeta.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).