CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE PAULO AFONSO: UMA ABORDAGEM SOCIOECONÔMICA
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol1.i1.a6406Palavras-chave:
Catadores de Materiais Recicláveis, Meio Ambiente, Paulo Afonso, Bahia.Resumo
As novas descobertas causadas pelo desenvolvimento tecnológico e científico da humanidade, e a corrida das pessoas à procura de bens materiais gerada pelo sistema capitalista, está contribuindo para diversos problemas de ordem socioeconõmica e ambiental. Notadamente a competitividade e a falta de alternativas têm direcionado o homem ao desempenho das mais variadas funções para garantir a sua sobrevivência. O presente trabalho teve por objetivo estudar os aspectos socioeconõmicos dos catadores de materiais recicláveis do município de Paulo Afonso — BA, no período de setembro de 2005 a março de 2006. Os dados foram obtidos através de questionários estruturados e entrevistas aplicadas a 18 catadores. Os resultados da pesquisa atestam o estado de pobreza em que vivem esses profissionais, o desalento quanto à perspectiva de mudança de vida e descreve as conquistas obtidas nos últimos anos, além de sugestões para a implantação de atividades que venham a contribuir para a implantação de medidas que solucionem o problema desses catadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).