FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol2.i2.a6437Palavras-chave:
Floração, Frutificação, Mudança Foliar, Floresta Atlântica Alagoana.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo registrar o comportamento fenológico reprodutivo e vegetativo de espécies de plantas no fragmento de Mata Atlântica da Fazenda Boa Vista, pertencente à Usina Cachoeira S. A., Estado de Alagoas. Neste fragmento foram marcadas vinte parcelas de 10 x 10 m, onde foram feitas observações fenológicas mensais no período de novembro de 2007 a outubro de 2008 e dezembro de 2008, através de binóculo e anotações em caderno de campo. Foram registrados os dados de atividade e intensidade das fenofases de queda foliar, formação de folhas novas, floração e frutificação, além do modo de dispersão de cada espécie. Testes de correlação de Spearman (rs) foram realizados, relacionando o número de espécies entre cada fenofase por mês e também entre as fenofases e os fatores climáticos (temperatura média mensal e precipitação total mensal). Nas observações, 31 espécies apresentaram a fenofase de floração ou frutificação. Nestas, as fenofases de frutificação, queda de folhas e formação de folhas novas tiveram um baixo valor de intensidade ao longo do período de estudo, embora altos valores de atividade concentraram os eventos fenológicos com o aumento na precipitação. Entretanto, nenhum teste mostrou correlação significativa. Muitas espécies apresentaram um modo de dispersão zoocórico e estas frutificaram principalmente com as primeiras chuvas. Assim, com estes resultados, demonstra-se a importância da precipitação sazonal para a emergência dos padrões fenológicos, mesmo que essas variáveis não tenham se correlacionado.
Downloads
Referências
ASSIS, J.S. Biogeografia e conservação da biodiversidade: projeções para Alagoas. Maceió: Catavento, 2000
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Ouricuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).