AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ALGAS MARINHAS PELOS FREQUENTADORES DE UMA PRAIA DO NORDESTE BRASILEIRO
Palavras-chave:
Praias, Educação, Entrevistas, Algas.Resumo
As algas são vulgarmente chamadas de “matinho” ou “plantinhas do mar” pela maioria das pessoas que, cotidianamente, frequentam as praias. São extremamente importantes para a vida marinha, e suas contribuições ecológicas e econômicas são desconhecidas por grande parte da comunidade de áreas litorâneas. Para alguns, é considerada “lixo” ou sujeira, sendo vista de forma negativa ou prejudicial ao ambiente costeiro. Devido à importância que as algas apresentam e pela grande quantidade existente no local, este trabalho buscou avaliar o conhecimento que os frequentadores da praia da Ponta Verde, Maceió-AL, possuem sobre o tema. Foram realizadas ações de sensibilização e informação sobre sua importância para o ambiente e diversas formas de utilização. A metodologia adotada foi uma pesquisa de campo através de entrevistas com os frequentadores da praia, aplicando questionários sobre o conhecimento em relação às algas, com dez perguntas abertas. Os entrevistados foram escolhidos de forma aleatória, para que não houvesse preferencia por grupos específicos, foram entrevistadas 52 pessoas durante dois meses, no período de fevereiro e março de 2011, nos horários da manhã e da tarde. Foram realizadas medidas educativas (não formais) durante um evento denominado “Clean up The World” (dia mundial de limpeza de praias) e através dos meios de comunicação como: rádio, televisão e internet. Os resultados do trabalho mostraram a falta de conhecimento sobre algas por grande parte dos participantes da pesquisa. A promoção de eventos educativos pode auxiliar no “preenchimento de lacunas” existentes no entendimento sobre algas em geral.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).