TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA

DESAFIOS DOCENTES NA BAHIA-BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i1.a16210

Palavras-chave:

Educação, Processos Educacionais Remotos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Pandemia da COVID-19

Resumo

Produzido a partir dos estudos realizados no componente curricular Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento do Doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA - UNEB - IFBA -UEFS - LNCC - SENAI CIMATEC) com discentes e docentes da Educação básica na Bahia, este artigo, apresenta o recorte que objetiva identificar os desafios do uso de tecnologias digitais por docentes do Estado da Bahia frente à problemática da COVID-19. Para tanto, utilizou-se a estratégia da Aprendizagem Baseada em Problemas e a aplicação de um questionário semiestruturado. Os resultados evidenciam o desafio do ensino na utilização de tecnologias digitais em processos educacionais remotos. Dessa forma, ficou evidente que o ensino remoto proporcionou abertura da educação para métodos alternativos de ensino e aspectos inovadores do fazer pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiuscia da Silva SANTOS, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda em Difusão do Conhecimento - UFBA/UNEB/IFBA. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Especialista em Educação do Campo - IFBAIANO. Graduada em Letras. Professora da Rede Municipal de Araci. Pesquisadora do Observatório de Educação de Jovens e Adultos- OBEJA/UNEB. Membro dos Grupos de Pesquisa: Teoria Social e Projeto Político Pedagógico - TSPPP/PPGEduC – UNEB; e Gestão, Educação, Ciencia & Tecnologias para a Inclusão Social - UNEB/DMMDC.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8118674423943271

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4895-1820 

Camila Silva Pereira JORGE, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda em Difusão do Conhecimento no Programa Muitiinstitucional e Multidisciplinar (DMMDC). Possui mestrado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC). Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2001). Tem experiência na área de Fisioterapia - Reeducação Postural Global (RPG), Atuou como professora na empresa Mini Maker Lab nos seguintes temas: robótica educacional, impressora 3D e fabricação digital.

Gisele Marcia de Oliveira FREITAS, Serviço Social da Indústria, Departamento Regional da Bahia (SESI DR-BA)

Doutoranda em Difusão do Conhecimento, pela UNEB. Possui mestrado em Formação de Professores de Espanhol pela Universidad de Alcalá (UAH - Espanha), mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mestre em Comunicación y Educación en la Red: E-Learning pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED - Espanha) licenciada em Pedagogia e em Letras/Espanhol. Gerente de Educação de Jovens e Adultos - SESI Bahia.

Juarez da Silva PAZ, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento (Analista Cognitivo), realizado Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra(POR), Mestre e Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Especialista em Gestão e Coordenação Escolar e Metodologia da Aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática, Graduado em Pedagogia e Geografia; membro dos Grupos de Pesquisa Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas / Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social e do Fórum EJA Recôncavo. Atualmente é Professor da Faculdade Brasileira do Recôncavo (FBBR) e do Sistema Municípal de Ensino de Cruz das Almas. Atua principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Projeto Pedagógico, Estágio Supervisionado em Ambiente Escolar e Não Escolar. 

Welton Dias CASTRO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, Brasil

Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) em andamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Mestrado em Educação de Jovens e Adultos e Graduação em Ciência da Computação - Licenciatura pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especializações em Gestão Educacional, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Informática e Coordenação Pedagógica e Planejamento. Membro dos Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE), Gestão, Organização e Políticas Públicas em Educação (GP-GEPE) e Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais. Professor da Educação Básica pelo Município de Guanambi. Experiência em ensino, gestão educacional e coordenação pedagógica. Pesquisador e atuante nas áreas de Currículo, Gestão e Tecnologias Educacionais; Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Formação Docente e Valorização do Magistério. No tempo livre, dedica-se à Teoria Musical

Josemar Rodrigues de Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

 Ph.D. em Informática e Mestre em Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo pela Universidad Autónoma de Barcelona - UAB. Possui Pós-Doutorado em Robótica Autônoma pela Universidade do Porto, Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores. Tem experiência na área de Ciência e Engenharia da Computação, atuando principalmente em Robótica Autônoma, Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho. É professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, é pesquisador do ACSO - Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais, Professor do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. É consultor ad-hoc do Ministério da Educação (INEP), da FAPESB e da FAPEMA. É revisor de periódicos na área de Robótica Autônoma e Computação de Alto Desempenho no Brasil e exterior. É Trustee da RoboCup Brasil e foi eleito em outubro/2019 para ser Vice-Presidente desta sociedade científica para o biênio 2020-2022. É Coordenador da Comissão Especial de Robótica (CER) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É coordenador dos projetos de pesquisa: (i) Computação Aplicada e (ii) Cadeira de rodas inteligente com interface flexível no ACSO UNEB.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

SANTOS, K. da S. .; JORGE, C. S. P.; FREITAS, G. M. de O.; PAZ, J. da S. .; CASTRO, W. D. .; SOUZA, J. R. de. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: DESAFIOS DOCENTES NA BAHIA-BRASIL. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 148–158, 2023. DOI: 10.59360/ouricuri.vol13.i1.a16210. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/16210. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos