TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA
DESAFIOS DOCENTES NA BAHIA-BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i1.a16210Palavras-chave:
Educação, Processos Educacionais Remotos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Pandemia da COVID-19Resumo
Produzido a partir dos estudos realizados no componente curricular Tecnologias da Informação e Difusão Social do Conhecimento do Doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA - UNEB - IFBA -UEFS - LNCC - SENAI CIMATEC) com discentes e docentes da Educação básica na Bahia, este artigo, apresenta o recorte que objetiva identificar os desafios do uso de tecnologias digitais por docentes do Estado da Bahia frente à problemática da COVID-19. Para tanto, utilizou-se a estratégia da Aprendizagem Baseada em Problemas e a aplicação de um questionário semiestruturado. Os resultados evidenciam o desafio do ensino na utilização de tecnologias digitais em processos educacionais remotos. Dessa forma, ficou evidente que o ensino remoto proporcionou abertura da educação para métodos alternativos de ensino e aspectos inovadores do fazer pedagógico.
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