A POESIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO NO CONTEXTO PANDÊMICO, EM CONSONÂNCIA COM A CRÔNICA“EM DEFESA DAS PALAVRAS”, DE EDUARDO GALEANO
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol12.i1.a14107Palavras-chave:
Poesia, Crônica, Literatura ContemporâneaResumo
O presente artigo não pretende discutir a Literatura como transfiguração, reinvenção, recriação ou transposição do estético, do belo ou ficcional. Antes, incide de uma constatação das autoras, a partir da crônica “Em defesa das palavras”, do jornalista e escritor uruguaioEduardo Galeano, por considerarem pertinentes, as suas observações, a respeito do ato da escrita, como condição de resistência e liberdade.É uma interpretação que se baseia na concepção e envolvimento produzidos pelos diferentes textos, criados em um contexto de silêncio e solidão, presentes no livro “Versos em Pandemia – retalhos de um tempo”. Traduzidos de palavras, que perderam as suas significações meramente dicionarizadas e tomaram condutas outras, que excedem o factual, assumindo-se como pretexto e transcendência de um tempo, para as autoras, esses versos traduzem sensações e emoções que transbordaram de um claustro a céu aberto, em que as pessoas perderam o direito de ir e vir – liberdade – e passaram a viver do medo e incertezas institucionalizadas. São passagens de uma obra que marca e delimita não só o tempo, mas todas as vidas. Sendo assim, de forma reflexiva, as autoras buscaram traduzir esses significados, em consonância com a interpretação de alguns fragmentos (versos ou estrofes) “Em defesa das palavras” de Galeano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).