UMEDECIMENTO DO SUBSTRATO E TEMPERATURA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.1-4Palavras-chave:
Vigor, Angico, Hidratação de sementesResumo
O presente estudo avaliou a influência de diferentes volumes de água no substrato e temperaturas na germinação e vigor de sementes de Angico (Anadenanthera macrocarpa). A germinação de sementes é dependente de fatores abióticos, sendo umidade e temperatura os principais, cuja influência, em condições extremas, pode causar danos às sementes. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia – (DTCS/UNEB), Campus III, durante o período de março a junho de 2019. Foram utilizadas sementes de Anadenanthera macrocarpa doadas pelo NEMA/Univasf, Petrolina-PE. Os tratamentos consistiram nos volumes de água equivalentes a 1,5; 2,0; 2,5 e 3,0 vezes a massa seca do substrato e temperaturas constantes de 25°, 30° e 35°C. Não houve reumedecimento dos substratos durante o decorrer do experimento. O efeito dos tratamentos (umidade e temperatura) sobre o desempenho germinativo das sementes foi avaliado através das variáveis: Germinação (G%),Plântulas Normais (PN), Plântulas Anormais (PA),Massa Fresca da Raiz (MR), Massa Fresca da Parte Aérea (MFPA).O delineamento utilizado foi casualizado, com quatro repetições com 50 sementes cada.Os dados foram avaliados estatisticamente, mediante a análise de variância, testando-se as médias pelo Teste de Tukey e através de Regressão, para os fatores quantitativos, respectivamente. O programa utilizado foi o SISVAR, v. 4.3, desenvolvido pela UFLA. O umedecimento do substrato com quantidade de água no substrato equivalente a 1,5; 2,0 e 2,5 (mL.g-1 de papel) associados a temperaturas de 25 e 30°C é indicado para germinação de sementes de Ananhenathera macrocarpa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).