QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MELÃO (Cucumis melo L.) SUBMETIDAS AO ESTRESSE SALINO
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.10.2-4Resumo
No Nordeste semiárido é crescente a área com solos salinizados, fato relacionado à natureza física e química dos solos, ao déficit hídrico e à elevada taxa de evaporação. A salinidade pode ser caracterizada pela presença de sais solúveis, sódio trocável ou ambos, em horizontes ou camadas próximas à superfície, sendo apontada como uma das principais responsáveis pela redução da produtividade das culturas. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar o desempenho fisiológico de sementes de meloeiro (Cucumis melo L.) submetidas ao estresse salino, usando diferentes níveis de Condutividade Elétrica da água, bem como, estabelecer o nível de salinidade limitante à germinação para cultivar de melão Hibrix. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia – (DTCS/UNEB), Campus III. Foi adotado o delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes, tendo como tratamentos cinco concentrações de NaCl (0, 3, 6, 9, 12 g L-1). Oito dias após a instalação dos ensaios foram determinadas a porcentagem de Germinação total (G%), Índice de Velocidade de Germinação - IVG, Tempo Médio de Germinação – TMG e análises de crescimento de plântulas (comprimento da raiz e da parte aérea e massa fresca e seca das plântulas). Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância para verificar o efeito das Condutividades Elétricas nas características avaliadas e, em seguida, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade e quando verificada diferença significativa entre os tratamentos, os resultados foram submetidos à análise de regressão. Os resultados obtidos indicaram que as concentrações de NaCl afetam negativamente todas as variáveis avaliadas, influenciando diretamente a qualidade fisiológica, viabilidade e vigor das sementes de melão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).