O USO DE RECURSOS NATURAIS E OS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE:

REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Weaver Bruno Moreira de ASSUNÇÃO Universidade Federal do Pará
  • Ricardo Jorge Amorim DE DEUS Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.2-11

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Saúde e Bem-estar, Planejamento Integrado de Recursos Naturais, Educação Ambiental, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

A necessidade de reduzir os impactos ambientais associados ao acesso à energia e a busca pela sustentabilidade geram um diálogo global, incluindo interesses ambientais, sociais, políticos e econômicos. A pesquisa parte da premissa de que o avanço tecnológico e a abordagem científica do meio ambiente fortalecem as preocupações com as questões ambientais, confirmam, de certa forma, previsões catastróficas e muitos estudos apontando para a degradação ambiental, resultando em uma série de atividades industriais e tecnológicas. Ele traz à mente a perfuração de petróleo e seu impacto ambiental na sociedade moderna. No caso da prospecção de petróleo, existem alguns estudos que apontam para o potencial impacto ambiental dessa atividade econômica. Ou seja, esta pesquisa visa responder ao propósito declarado de análise teórica, com foco na revisão de trabalhos, ensaios e livros didáticos sobre o tema, com ênfase na informação digital. De fato, a pesquisa mostrou que mostra que o desenvolvimento econômico, pela perfuração de petróleo, deve ser pautado por uma política de sustentabilidade, integrando processos organizacionais e padrões de consumo direcionados com foco na sustentabilidade. Portanto, a exploração de petróleo deve ser considerada em relação à gestão ambiental, que contribui para o desenvolvimento sustentável. O Plano de Recursos Integrados (PIR) utilizado para o planejamento energético permite a redução dos custos totais e dos impactos ambientais e sociais. Este artigo explica que os efeitos naturais de quatro fontes de energia renováveis ​​e não renováveis ​​- termelétrica, hidrelétrica, eólica e solar fotovoltaica - podem ser mitigados por meio do Planejamento Integrado de Recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weaver Bruno Moreira de ASSUNÇÃO, Universidade Federal do Pará

Mestre em Ciência e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará (2022). Especialista em Enfermagem em Estética pela Faculdade Venda Nova do Imigrante ? FAVENI (2019). Especialista em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante ? FAVENI (2019). Especialista em Enfermagem Urgência e Emergência pela Faculdade Venda Nova do Imigrante ? FAVENI (2019). Graduado em Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Pan Amazônica ? FAPAN ( 2016). Atualmente é Professor e Coordenador do Sistema de Capacitação Profissional em Enfermagem e Enfermeiro da Empresa LG SERVIÇOS PROFISSIONAIS EIRELI.

Ricardo Jorge Amorim DE DEUS, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Química Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutorado complementar no Departamento de Engenharia do Ambiente da Universidade Técnica de Lisboa (UTL-Portugal). Professor Adjunto do Pós-Graduação em Ciências e Meio Ambiente/PPGCMA da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2786835009160625

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

ASSUNÇÃO, W. B. M. de; DE DEUS, R. J. A. . O USO DE RECURSOS NATURAIS E OS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE: : REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–21, 2022. DOI: 10.29327/ouricuri.12.2-11. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/14078. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão