A QUESTÃO QUILOMBOLA NO BRASIL: APONTAMENTOS PARA UM DEBATE HISTÓRICO
Palavras-chave:
Comunidades Quilombolas, Discussões Históricas, Identidade ÉtnicaResumo
As questões que abrangem as situações nas quais as comunidades quilombolas estão envolvidas, no Brasil, apontam vários fatores de ampliação dos horizontes das atuais análises, dialogando com problemas de considerável importância para a sociedade. Nos últimos anos, estudos que buscaram entender as nuances destes problemas, abordaram demandas e implicações que estão presentes nos longos caminhos percorridos pelas comunidades quilombolas, num processo materializado desde o plano social até o legal. Nesse sentido, admite-se que uma análise da questão quilombola só pode ser alcançada a partir da concepção da existência de um ininterrupto conflito histórico, no qual estes grupamentos sociais estão envolvidos. Assim, intuímos que as realidades dialógicas envolvendo as comunidades quilombolas no Brasil, ocorrem numa complexa relação de construção histórica da identidade, mediada a partir da interação conflituosa com o “todo social”. A fim de entender como se materializam os fatores que implicam na chamada questão quilombola, o presente artigo buscou indicar pontos para um debate visando contribuir com as discussões históricas sobre as comunidades quilombolas no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ouricuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).