PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO MODERNO MACEIOENSE: O INTERIOR DA IGREJA DO BONFIM E SUAS MODIFICAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.10.2-6Resumo
Este artigo teve como objetivo a análise de um dos exemplares da arquitetura moderna, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, localizada em Maceió - Alagoas. A mesma é considerada uma Unidade Especial de Preservação. Na época em que a igreja foi construída, o estilo moderno estava em ascensão e tinha como característica o princípio de que a forma seguia a função, as edificações eram projetadas conforme seu uso, sem presumir futuras intervenções, isso dificulta a adaptação das obras às necessidades contemporâneas, o que inclui manutenção e aplicação de materiais que sejam adequados às mesmas. A presente pesquisa foi desenvolvida no núcleo de pesquisa em Design e Estudos interdisciplinares do Instituto Federal de Alagoas, e teve início a partir de um trabalho efetuado na disciplina de interiores e patrimônio. Procurou-se investigar os elementos de importância histórica da Igreja do Bonfim e identificar elementos originais do interior da edificação que ainda encontram-se no local, analisando seu estado atual de conservação, expostos em formato de fichas. Os dados foram obtidos por meio de literatura sobre o tema, levantamento métrico e fotográfico do local e análise de documentos presentes na própria edificação, na Arquidiocese de Maceió e na Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA). O estudo visa contribuir para conscientização da população na preservação do interior das edificações e no reconhecimento da arquitetura moderna como um bem histórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).