DIVERGÊNCIA GENÉTICA ENTRE ACESSOS DE GUARANAZEIRO POR MEIO DE DESCRITORES MORFOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.10.1-7Resumo
O guaranazeiro é cultivado no baixo sul da Bahia, tornando o estado maior produtor do país. O cultivo é de grande importância socioeconômica para região em virtude de ser explorado por pequenas propriedades e por ser uma atividade típica de agricultura familiar. Dezoito caracteres qualitativos, foram utilizados para avaliação de 11 acessos de guaranazeiro (Paullinia cupana). Este trabalho teve como objetivo avaliar a diversidade genética entre os acessos, bem como detectar os caracteres que mais contribuíram para divergência genética entre os mesmos. Para a identificação dos descritores com maior contribuição foi utilizado coeficiente de entropia de Renyi. Na análise de agrupamento foi utilizado o método UPGMA, a medida de distância usada foi a de Cole-Rodgers e para definição do número de grupos, foi usado o índice pseudot². Os descritores que mais contribuíram para divergência entre os acessos estudados foram o comprimento do racemo, coloração verde da folha, forma da folha, comprimento dos ramos, arquitetura da planta, densidade de frutos no racemo e o tamanho do fruto (TAM-FRUT). Os acessos mais divergentes foram o A-P3 e o A-P2.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).