DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES-DONZELAS (ACTINOPTERYGII, POMACENTRIDAE) EM POÇAS DE MARÉ DE SALVADOR, BAHIA

Autores

  • Camila Brito de Santana Universidade do Estado da Bahia
  • Ana Paula Penha Guedes Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29327/ouricuri.10.2-5

Resumo

No período da baixa maré, os organismos presentes encontram-se vulneráveis as variações ambientais abruptas e, como forma de proteção, se locomovem para cavidades naturais rochosas, conhecidas como poças de marés. O objetivo do estudo foi analisar a distribuição dos peixes-donzelas, Stegastes fuscus e Stegastes variabilis, em poças de maré de duas praias da microrregião de Salvador, abordando a composição de espécimes entre e dentre as poças nos dois ambientes a fim de fornecer subsídios para entender o papel dessas espécies na estrutura da ictiofauna de poças de maré. Foram realizadas amostragens mensais entre agosto de 2018 a julho 2019 em dez poças de maré situadas nas praias de Itapuã e Pituba. Os dados foram coletados em campo através de filmagens subaquáticas e medições dos parâmetros ambientais. Em laboratório, os vídeos foram analisados e os peixes identificados, quantificados e categorizados. Foram registrados 698 espécimes de S. fuscus para Itapuã e 2.273 para a Pituba, enquanto para S. variabilis foram registradas 1.049 para Itapuã e 372 para a Pituba. Os espécimes juvenis de ambas as espécies foram mais frequentes nas praias. Stegastes fuscus foi caracterizada como uma espécie residente e S. variabilis como temporária. A análise de ordenação mostrou uma separação entre as espécies nas duas praias, com a dbRDA indicando que os indivíduos juvenis e intermediários de S. variabilis foram mais associados à Praia de Itapuã e as três categorias de S. fuscus mais associadas à Praia da Pituba. Este estudo trouxe importantes contribuições sobre peixes-donzelas para o litoral da Bahia, sugerindo novos estudos com a abordagem de outros parâmetros, colaborando assim para o entendimento do comportamento dessas espécies na costa brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

BRITO DE SANTANA, C.; PENHA GUEDES, A. P. DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES-DONZELAS (ACTINOPTERYGII, POMACENTRIDAE) EM POÇAS DE MARÉ DE SALVADOR, BAHIA. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 035–047, 2021. DOI: 10.29327/ouricuri.10.2-5. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/10253. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)