DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA DE DUAS ESPÉCIES DE PEIXES-DONZELAS (ACTINOPTERYGII, POMACENTRIDAE) EM POÇAS DE MARÉ DE SALVADOR, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.10.2-5Resumo
No período da baixa maré, os organismos presentes encontram-se vulneráveis as variações ambientais abruptas e, como forma de proteção, se locomovem para cavidades naturais rochosas, conhecidas como poças de marés. O objetivo do estudo foi analisar a distribuição dos peixes-donzelas, Stegastes fuscus e Stegastes variabilis, em poças de maré de duas praias da microrregião de Salvador, abordando a composição de espécimes entre e dentre as poças nos dois ambientes a fim de fornecer subsídios para entender o papel dessas espécies na estrutura da ictiofauna de poças de maré. Foram realizadas amostragens mensais entre agosto de 2018 a julho 2019 em dez poças de maré situadas nas praias de Itapuã e Pituba. Os dados foram coletados em campo através de filmagens subaquáticas e medições dos parâmetros ambientais. Em laboratório, os vídeos foram analisados e os peixes identificados, quantificados e categorizados. Foram registrados 698 espécimes de S. fuscus para Itapuã e 2.273 para a Pituba, enquanto para S. variabilis foram registradas 1.049 para Itapuã e 372 para a Pituba. Os espécimes juvenis de ambas as espécies foram mais frequentes nas praias. Stegastes fuscus foi caracterizada como uma espécie residente e S. variabilis como temporária. A análise de ordenação mostrou uma separação entre as espécies nas duas praias, com a dbRDA indicando que os indivíduos juvenis e intermediários de S. variabilis foram mais associados à Praia de Itapuã e as três categorias de S. fuscus mais associadas à Praia da Pituba. Este estudo trouxe importantes contribuições sobre peixes-donzelas para o litoral da Bahia, sugerindo novos estudos com a abordagem de outros parâmetros, colaborando assim para o entendimento do comportamento dessas espécies na costa brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).