A imprensa do Rio Grande do Norte (1877-1947) e as notas sobre Educação Profissional

Auteurs-es

  • Hélio Teodósio de Melo Filho, Joaquim Artur, Olivia Morais de Medeiros Neta

Résumé

A imprensa ao longo dos tempos tem
sido um marco no processo
civilizatório e fonte de pesquisa para
as mais diversas áreas da ciência,
entre as quais a educação e a história.
Sendo assim, objetiva-se, neste
trabalho, apresentar notas prévias de
uma pesquisa que vem sendo
desenvolvida no Programa de Pós-
Graduação em Educação Profissional,
do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do
Norte, intitulada: Leituras Históricas
acerca de Educação Profissional no
Brasil no Contexto da Imprensa do
Rio Grande do Norte (1877-1947),
cujos resultados comporão uma
dissertação de mestrado. A
abordagem metodológica enquadra-se
na perspectiva indiciária e busca na
imprensa do Rio Grande do Norte, em
especial, na visão do Ratio Studiorium
aplicada ao discurso dos Jornais: O
Brado Conservador -1877-1889, O
Macauense – 1886-1889, A República – 1889-1987, A Ordem – 1909-1952 e
na Revista do Instituto Histórico e
Geográfico do Rio Grande do Norte -
1903-1953, notas que possibilitem
uma leitura histórica da educação
profissional, posto que esses se
constituíam como os principais
veículos de comunicação do estado do
Rio Grande do Norte do período em
estudo. Na pesquisa utilizaremos
como fonte o Ratio Studiorium. Assim,
ponderamos que essas fontes são
instrumentos essenciais à
constituição da História da Educação
e da Educação Profissional no país.
Palavras-chave: História da
Educação; Imprensa do Rio Grande do
Norte; Educação Profissional; Leitura
Histórica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2019-07-01

Comment citer

OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA, H. T. de M. F. J. A. A imprensa do Rio Grande do Norte (1877-1947) e as notas sobre Educação Profissional. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6553. Acesso em: 23 nov. 2024.