Artes, Educação Básica e universidade no sul do Pará: música negra e cinema negro na E.E.E.M. Raimundo Henrique de Miranda e UNIFESSPA enquanto linguagens do Ensino de história africana e afro-brasileira.

Auteurs-es

  • Bernard Arthur Silva da Silva, Elany Ribeiro de Oliveira

Résumé

O presente trabalho, visa trazer à tona, os
resultados alcançados ao longo do período
entre 12 de Junho e 15 de Agosto de 2017
(Período 2017.2), na Monitoria da
disciplina História das Sociedades
Africanas, ministrada na Turma 2016
(Matutino) do Curso de Licenciatura em
História, da Universidade Federal do Sul e
Sudeste do Pará (UNIFESSPA/Campus
Xinguara). E, também, nas ações de
extensão acerca do ensino e pesquisa do
Projeto de Extensão envolvendo o Cinema e
a Música Negra na universidade e
educação básica (Escola Estadual de
Ensino Médio Raimundo Henrique de
Miranda) em Xinguara-PA. Partimos de
indagações referentes às “representações”
(CHARTIER, 1989, p.178) sobre negras e
negros nas mentes dos discentes do curso
de História/UNIFESSPA/Campus Xinguara
e estudantes da escola Raimundo Henrique
de Miranda, além dos meios que podem ser
usados para extirpar essas representações
estereotipadas, preconceituosas,
discriminatórias e excludentes. Fontes
áudio – visuais (os filmes “Malcom X”
(1992), “Agosto Negro” (2007) e a música
“Negro Drama” (2002) dos Racionais MC’s),
orais (entrevistas com os discentes e estudantes) e escritas foram consideradas,
junto a uma ação pedagógica de combate
ao racismo e aos seus desdobramentos
(CAVALLERO, 2001, p.35).
Palavras-chave: Cinema; Música; Racismo;
Representações

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2019-07-01

Comment citer

ELANY RIBEIRO DE OLIVEIRA, B. A. S. da S. Artes, Educação Básica e universidade no sul do Pará: música negra e cinema negro na E.E.E.M. Raimundo Henrique de Miranda e UNIFESSPA enquanto linguagens do Ensino de história africana e afro-brasileira. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6552. Acesso em: 23 nov. 2024.